Realizado V Ciclo de Atualização em Pesquisa, Inovação e Transferência Biotecnológica

7 de outubro de 2014 - 16:27

Nos dias 3 e 4 de outubro foi realizada a quinta edição do Ca-PITB, Ciclo de Atualização em Pesquisa, Inovação e Transferência Biotecnológica (Ca-PITB), no prédio da Unidade de Pesquisa Transferência Biotecnológica e Inovação (UPTBI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Campus to Itaperi.

O Ca-PITB é essencialmente ligado à Ciência, Biotecnologia e Inovação, promovido anualmente pela UPTBI-UECE, com o apoio de dois importantes Programas de Pós-Graduação da UECE, o do Renorbio e o das Ciências Veterinárias (PPGCV).

As edições do evento têm sido direcionadas não somente para o setor acadêmico, mas também para o setor produtivo. Do ponto de vista acadêmico, o evento tem sido de grande importância para contribuir com o crescimento e conhecimento científico de vários pós-graduandos e professores de inúmeras instituições do Nordeste e outros estados do Brasil.

“Nesse sentido, muitos mestrandos e doutorandos têm tido a oportunidade de realização de créditos que têm sido aproveitados pelos seus respectivos programas de pós-graduação”, ressaltou a professora Ana Paula Ribeiro Rodrigues, da Pós-Graduação da Veterinária.

Além disso, a realização de cursos por professores/pesquisadores, predominantemente estrangeiros, tem contribuído para melhorar a internacionalização de ambos os programas de pós-graduação envolvidos (PPGB-Renorbio e PPGCV). “Isso tem sido constatado pela própria atuação desses pesquisadores aqui, bem como pelo recebimento por parte desses pesquisadores em seus laboratórios no exterior, de alunos e professores nossos para estágio de doutorado sanduiche ou Estágio Pós-Doutoral”, enfatizou a professora.

alt

O V Ca-PITB contribuiu também para o setor produtivo da economia nacional contou com grandes nomes da reprodução assistida humana e em rebanho de diferentes países, como Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Austrália e Portugal, além de alguns nomes nacionais oriundos de São Paulo, Minas Gerais, Belém e Ceará, caracterizando assim um evento de abrangência Nacional e Internacional.

O V Ciclo de Atualização em Pesquisa, Inovação e Transferência Biotecnológica cumpriu com os objetivos intrínsecos ao tema apresentado no evento, Técnicas de Reprodução Assistida em Animais de Produção e Humanos. Também foi possível discutir e estabelecer novas parcerias, seja do ponto de vista da pesquisa, seja do ponto de vista da transferência de tecnologia, via UPTBI.

Os temas das edições anteriores do Ciclo foram Microscopia Confocal, Escrita Científica em Inglês e Genômica.