Realizado o II Fórum de Educação Superior de Limoeiro do Norte e Região

29 de agosto de 2017 - 16:58

Na sexta-feira (25/08), foi realizado o II Fórum de Educação Superior de Limoeiro do Norte e Região, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus Limoeiro do Norte da Universidade Estadual do Ceará (UECE), cujo tema foi “Desafios da Educação Superior no Vale do Jaguaribe”.

O evento foi pensado e realizado pela direção da instituição, em parceria com a secretaria de educação do município de Limoeiro do Norte, com o objetivo de criar espaços de diálogo sobre as pautas emergentes e fundamentais no âmbito da formação docente, do planejamento, da gestão, entre outros, de maneira a compreender as necessidades regionais para, assim, encaminhar novas políticas educacionais para região. Este objetivo decorre do fato de unidade de ensino, junto com as demais unidades federais e privadas, atenderem cerca de 16 municípios do Vale Jaguaribano.

Foram convidados a participar do evento representantes de órgãos públicos de Limoeiro do Norte e região. O público participante do evento foi de cerca de 130 pessoas, dentre as quais estavam estudantes e professores das instituições de ensino superior públicas e particulares, além de professores e estudantes de escolas públicas municipais.

Compuseram a mesa de abertura o reitor da UECE, José Jackson Coelho Sampaio, o diretor da FAFIDAM, João Rameres Regis, o representante da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Russas, Edvan Miranda; a secretária de educação do município de Limoeiro do Norte, Fátima Holanda; o representante da 10ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), Antônio Marcos e a representante do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte, Germana Conrado de Sousa.

A palestra de abertura intitulada “Desafios da educação no interior do estado” foi proferida pelo reitor da UECE José Jackson Coelho Sampaio, em que traçou um panorama histórico sobre os ganhos que o estado do Ceará obteve ao serem implantadas as unidades de ensino superior na capital e no interior.

Após a discussão e debate neste primeiro momento do evento, foram organizados Grupos de Trabalho (GTs) para diálogo sobre os problemas encontrados no ensino superior a fim de elencarem algumas sugestões para atender as demandas regionais de urgência para a criação de espaços de diálogo, de maneira a subsidiar novas políticas educacionais para a região. Os temas dos GTs foram:

• GT 1: Estágio Supervisionado e a relação Universidade-Escola
  • GT 2: Formação Inicial e Continuada de Professores/as
  • GT 3: Metodologias de Ensino e Aprendizagem
  • GT 4: Currículo e as Transformações do Mundo do trabalho – A Reforma do Ensino Médio e BNCC
  • GT 5: Política Educacional: gestão, planejamento e avaliação educacional
  • GE: Grupo Estratégico

No período da tarde, foi feita a socialização das contribuições elaborados por cada grupo, a partir das reflexões e diálogos a respeito da seguinte pergunta: Que contribuições este GT pode dar ao Fórum no sentido de alcançar o seu objetivo?

Após a socialização dos GTs, o reitor da UECE comentou sobre a necessidade de se ampliar os momentos e espaços de diálogo entre a 10ª CREDE, as Instituições de Ensino Superior e as escolas, destacando as sugestões apresentadas de realização de eventos anuais sobre o Estágio e sobre a Avaliação. O diretor da FAFIDAM agradeceu a participação de todos e encerrou as atividades do fórum.

Para mais informações, acesse o site evento II Fórum de Educação Superioe de Limoeiro do Norte e Região.

Fonte: Assessoria de Comunicação FAFIDAM