Raysildo Barbosa Lôbo é o mais novo Doutor Honoris Causa da UECE

8 de outubro de 2014 - 15:18 #

alt

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) concedeu na tarde da última segunda-feira, dia 06 de outubro, o Título Honorífico de Doutor Honoris Causa ao Professor Doutor Raysildo Barbosa Lôbo. A sessão solene foi presidida pelo Reitor, Jackson Sampaio, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi.

alt

Coube ao Vice-Reitor, Hidelbrando Soares, e o Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Decano dos Diretores, Prof. Vladimir Spinelli, conduzirem o homenageado ao local da cerimônia, recebido, na ocasião, pelo Reitor, Jackson Sampaio e as demais autoridades que compunham a mesa.

alt

O reitor, Jackson Sampaio reconheceu a importância da homenagem ao ex-aluno da nossa Faculdade de Veterinária, antes de sua integração à UECE afirmando que Raysildo Barbosa Lôbo faz parte da história da nossa universidade.  Desde aquela época, a UECE nasceu e cresceu no ensino de graduação, no ensino de pós-graduação, na pesquisa, na extensão social e na inovação tecnológica, tornando-se referência nacional e internacional, concluiu Jackson Sampaio.  A FAVET tem funcionado como vanguarda, os nossos primeiros cursos de Mestrado e Doutorado são do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, hoje com a nota “6”.

alt

Para o homenageado, trata-se de um momento único. “Sinto-me extremamente honrado com a comenda, ela é a mais importante da minha carreira, principalmente pelo que representa e por ter sido outorgada por meio da universidade que hoje abriga a Faculdade de Medicina Veterinária do Ceará, onde concluí minha graduação”, comentou o professor Raysildo.

O homenageado

O pesquisador Raysildo Barbosa Lôbo, nasceu em Fortaleza e se graduou em Medicina Veterinária, em 1971. No seu currículo conta com Especialização em Genética pela USP (1972), Mestrado em Ciências Biológicas/Genética pela USP (1974), Doutorado em Ciências Biológicas/Genética pela USP (1976), Pós-Doutorado pela University of Florida (1981 e 1988), Pós-Doutorado pelo Ohio State University (1990), Pós-Doutorado pela University of Georgia (1993) e Livre-Docência em Ciências Agrárias/Zootecnia pela USP (1980).

Atualmente é Professor Sênior da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, ex-Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) e Presidente da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP).

A proposta de concessão do título honorífico foi do diretor da Faculdade de Veterinária (FAVET) da UECE, professor Célio Garcia. A justificativa para a outorga do título refere à dedicação ao desenvolvimento científico, aos seus conhecimentos e capacidade de produção na Medicina Veterinária, graduação e pós-graduação, nas áreas de genética e de melhoramento animal no Ceará e pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da pecuária seletiva no Brasil, por intermédio do Programa Nacional de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas.

alt

Fizeram uso da palavra o proponente, professor Célio Pires Garcia, que destacou o coroamento das comemorações alusivas aos 50 anos da FAVET/UECE, a vice-presidente da Academia Cearense de Veterinária, doutora Socorro Furtado, e o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, professor José Maria dos Santos Filho.

alt

A Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Ceará, de modo brilhante, iniciou e concluiu a cerimônia com a apresentação dos Hinos do Ceará e Nacional, respectivamente.

Segundo a secretária dos Órgãos de Deliberação Coletiva, Liana Rabelo de Castro, já foram outorgados 27 Títulos de Doutor Honoris Causa, desde 1978.

alt

Estavam presentes ainda na solenidade, o ex-reitor, Francisco de Assis Moura Araripe; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza; a pró-reitora de Graduação, Marcilia Chagas Barreto; o pró-reitor de Planejamento, Fernando Antonio Alves dos Santos; o pró-reitor de Administração, Carlos Heitor Sales Lima; a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima; o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, Luciano Moura Cavalcante; o diretor do Centro de Educação, Albio Sales; o representante do Centro de Humanidades, Eduardo Triandopolis; a diretora da Faculdade de Educação de Crateús, Cléa Rocha de Sousa; a diretora do Núcleo de Pesquisa, Célia Sampaio, o Diretor do Instituto Superior de Ciências Biológicas, José Henrique Leal Cardoso; a diretora do Departamento de Pessoal, Adriana Wanderley de Pinho Pessoa; a esposa do homenageado, Rita Lobo; de professores, de coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação, de servidores e demais convidados.