Raphael Bar-El é o mais novo Doutor Honoris Causa da UECE

11 de dezembro de 2017 - 16:32 #

Tarde noite memorável, foi neste clima que a Universidade Estadual do Ceará (UECE) outorgou o Título de Doutor Honoris Causa ao professor Doutor Raphael Bar-El, da Ben-Gurion University  of the Negev – Israel, no último dia 06 de dezembro. A cerimônia da outorga aconteceu no Auditório Paulo Petrola, Campus do Itaperi, presidida pelo reitor Jackson Sampaio.

Coube ao vice-reitor, Hidelbrando Soares e ao ex-reitor, Assis Araripe, conduzirem o homenageado ao local da solenidade, recebido, na ocasião, pelo reitor, Jackson Sampaio, as demais autoridades que compunham a mesa e o pleno do Conselho Universitário-CONSU, o órgão que aprovou a outorga.

alt

A honraria ao pesquisador Raphael Bar-El foi aprovada por unanimidade pelos membros do CONSU da UECE, em sessão realizada no dia 07 de agosto de 2017. Os relevantes trabalhos desenvolvidos pelo docente, em especial no Ceará, dedicados ao tema do desenvolvimento econômico em áreas pobres e à elaboração de instrumentos para a redução das desigualdades, por meio da otimização do bem-estar e da justiça social basearam a solicitação e a decisão positiva.

“O Ceará é minha segunda pátria. Vivi aqui com minha família durante dois anos, entre 1975 e 1977, colaborando com o BNB numa enorme pesquisa sobre o potencial de industrialização rural no Nordeste”, afirmou o homenageado (veja o texto do discurso na íntegra).

Em sua fala o reitor da Uece, Jackson Sampaio, destacou “a importância e a honra que a Universidade tem em conceder um título como este ao pesquisador Raphael Bar-EI. A ideia dessa titulação é antiga, pois muitos professores da Uece referiam a história de constribuições do homenageado a políticas públicas em nosso Estado. Em passagem de missão cearense à Universidade Bem-Gurion, com sede na bela cidade de Beersheva, missão essa da qual a UECE fez parte, a ideia se consolidou. Mas é preciso apresentar a Universidade que o acolhe, nos seus 42 anos, pioneira na interiorização do ensino superior, na formação de professores e na oferta de cursos/turmas noturnas para os trabalhadores. Hoje a Uece, com seus 12 campi presenciais, seus 23 campi EaD, seus 45 campi de PRONATEC, seu total de 26 mil estudantes, verticalizou-se e oferece base significativa  de pós-graduação stricto sensu, representando já, sozinha, 15% da formação de doutores no Estado. É esta Universidade que acolhe seu mais novo colega, por meio da outorga Honoris Causa, neste Ceará de tradição cigana, judia, moura, lusa, castelhana, galega, holandesa, africana e indígena.”

De acordo com o deputado Carlos Matos, presente na cerimônia “esse é um título de muita honra que engrandece a todos nós, pois ações como as do Raphael são importantes em todo o mundo. Os governos precisam compreender que as Universidades têm um papel cada vez mais importante e estratégico nessa contribuição. Parabéns à UECE! Parabéns ao Bar-El!”.

O ponto alto da cerimônia foi às apresentações musicais feitas pelo violonista Jeias Rodrigues, ex-aluno do curso de Música da UECE, que interpretou duas peças clássicas do cancioneiro iberoamericano, e do cantor Gustavo Serpa, graduado em Letras e com Especialização no Ensino da Língua Inglesa pela UECE, que interpretou magnificamente, a música Jerusalém de Ouro, em especial oferta ao homenageado, acompanhado pelo violonista, Sidiney Mendonça.

A carreira do professor Raphael Bar-El tem sido dedicada ao tema do desenvolvimento econômico em áreas pobres e à elaboração de instrumentos para a redução das desigualdades, por meio da otimização do bem-estar e da justiça social. Assim, desenvolve atividades acadêmicas (pesquisas teóricas e aplicadas) e de planejamento/operacionalização/acompanhamento de políticas públicas.

Seu trabalho começou em seu país, Israel, mas muito rapidamente estendeu-se a países do Extremo Oriente, África e América Latina. No Brasil, destaca-se especialmente seu trabalho no Estado do Ceará, desde o ano de 1975.

Seu envolvimento em ações no Nordeste brasileiro começou após o término de pesquisa sobre o problema da industrialização em comunidades rurais cooperativas (modelo dos moshav, em Israel). Apesar do desenvolvimento tecnológico muito rápido na agricultura, a análise teórica e os indicadores empíricos mostravam que a continuação do desenvolvimento econômico nas áreas rurais só podia acontecer com a introdução de atividades não agrícolas, como, por exemplo, as industriais.

Sobre a questão da industrialização rural se iniciam os trabalhos de Raphael Bar-El no Ceará, logo seguidos dos trabalhos sobre água, desigualdade regional e inovação, envolvendo as universidades locais e a Câmara de integração Universidade/Empresa, a UNIEMPRE, liderada pela FIEC, onde a UECE tem assento.

Segundo a secretária dos Órgãos de Deliberação Coletiva, Liana Rabelo de Castro, já foram outorgados 33 Títulos de Doutor Honoris Causa, desde 1978.

Compuseram a mesa de trabalho do evento, o vice-reitor, Hidelbrando Soares; secretário adjunto da SECITECE, Francisco Carvalho; o ex-secretário de Agricultura, Pedro Sisnando, o ex-reitor, Assis Araripe; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukacia  Araujo; o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Luciano  Moura Cavalcante.

Estiveram ainda presentes,o secretário de Planejameto e Gestão do Estado, Maia Júnior, o presidente do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIEC, Sampaio Filho; da ex-secretária de Planejamento e Gestão, Monica Clark; dos pró-reitores de Graduação, Jerffeson Souza; de Extensão, Fernando Roberto Silva, de Administração, Carlos Heitor Lima; dos diretores do Centro de Estudos Sociais Aplicados, Vladimir Spinelli, de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima; de Educação, Josete Castelo Branco; de coordenadores de cursos de Graduação e Pós-Graduação, demais professores, servidores e alunos.