Quinze de outubro, Dia do Professor

15 de outubro de 2015 - 12:51

Em todo o Brasil é comemorado hoje, dia 15 de outubro, o Dia do Professor, profissional que, independente da área, ensina todas as outras profissões. A Universidade Estadual do Ceará (Uece) vem formando há 40 anos professores, com seus cursos de Licenciatura presenciais em onze áreas: Química, Matemática, Letras, Física, Ciências Biológicas, Geografia, História, Música, Filosofia, Ciências Sociais e Pedagogia, além dos cursos oferecidos na modalidade Educação a Distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB): Ciências Biológicas, Matemática, Computação, Pedagogia, Química e Geografia.

Para homenagear a todos os professores, em especial, da Uece, a futura professora e aluna do 5º semestre do curso de Letras/Português, Tatiane dos Santos Albuquerque, exprime seus pensamentos e, em nome da Administração Superior e de toda a comunidade ueceana, reconhece, agradece e parabeniza a nobre profissão do ensinar.

Aos construtores de humanos

Obrigada por fazer enxergar e resurgir em nós, alunos, aquilo que chamamos de vocação, esse é o meu primeiro agradecimento. Somos todos cheios de tudo aquilo que não sabemos onde colocar; como um guarda-roupa cheio de coisas necessárias e desnecessárias, ou que não sabemos como usar, e nessa desordem toda, nessa bagunça degenerativa encontramos um “ajudador” que nos mostra as oportunidades e caminhos a seguir, encontramos assim um casulo no qual podemos ficar até sair e voar, novamente obrigada por nos fazer enxergar algum potencial no meio de tanta confusão.

Se desafiar, se jogar de cabeça, é uma prática diária de professores que acontece, por exemplo, quando tudo está perdido com um aluno rotulado “problemático” e mesmo assim o mestre não desiste do seu discípulo, por isso digo e repito: enquanto houver professores, haverá esperança para um novo pensamento que possa mudar práticas detestáveis aí a fora. Ideias se tornaram históricas, e perduraram durante anos até serem melhoradas, graças a uma luz inicial dada por alguém que ensinou outro alguém que chegou em outro alguém até fazer o que haveria de fazer. Até surgir o que haveria de surgir. Até colher o que haveria de colher.

Entenda: ajudar “Maria” e “ João” a encontrar um potencial e achá-lo é uma grande vitória, se nem “Maria” e nem “João” conseguem achar um pão seco para comer em casa. O potencial encontrado seria a luz no fim do túnel para a resolução de problemas encontrados na vida de “Maria” e “João”, e vê-los felizes e finalmente tendo o que comer, é uma grande vitória tanto para os personagens fictícios quanto para o professor; é um dos grandes motivos que fazem essa profissão valer a pena.

É como ser um coautor de uma história, um coadjuvente que faz toda a diferença, o gato do “País das Maravilhas” (dá respostas, diz os caminhos possíveis, mas quem faz as escolhas é Alice).  É preciso coragem para ser coautor, coadjuvante, o gato de Cheshire, porque para acreditar que um grão possa virar uma àrvore no meio de uma seca não é simples.

Desejo a todos os professores e futoros professores, que consigam sempre mostrar sabiamente sem desdém e sem cortinas todas as peças que podem fazer parte de nossas vidas, que sejam feitos os votos de prosperidade, amor e paz e uma última frase de Charles Chaplin: “Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível”.