Quinze de outubro, Dia do Professor

14 de outubro de 2016 - 19:52

Dia 15 de outubro é a data em que dedicamos nossa homenagem ao profissional que, independente da área, ensina todas as outras profissões. A Universidade Estadual do Ceará (Uece) vem formando há 41 anos professores nas diversas áreas do conhecimento. No ensejo desse momento dedicado à profissão professor, saudamos todos os colegas que abraçaram o magistério na Uece e que têm honrado e dignificado a nossa Instituição fazendo-a forte, persistente e grandiosa em sua missão no seio da sociedade cearense.

Ser professor, antes de tudo, é se encantar pelo ato de ensinar, de educar, de mostrar caminhos, de provocar, de entusiasmar os jovens aprendizes. Ser professor é se transformar a cada dia, é criar e se aperfeiçoar como profissional e ser humano. Ser professor é tornar-se sempre. É ser aprendiz perenemente.

Aos professores do Brasil, do Ceará e, em particular, aos que fazem a Universidade Estadual do Ceará, nosso reconhecimento pelo empenho e competência que, a despeito das difíceis condições de trabalho e da ausência de mecanismos de valorização da categoria no país, fazem da Uece a Universidade Estadual de maior destaque nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Assim, nos utilizando da assertiva de  Bertold Brecht, deixamos registrada a nossa homenagem pelo Dia dos Professores: “Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o educador que semeia a vida e escreve na alma”.

Reitoria da Uece