Alunos da FECLI e de dois polos da UAB/UECE colam grau em Iguatu

3 de setembro de 2013 - 13:40

Juramento dos alunos

Quinze alunos dos cursos de Letras, Ciências Biológicas e Matemática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) e cinco da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UECE) dos Polos de Mauriti e de Campos Sales colaram grau na última quinta-feira, dia 29, em solenidade realizada no auditório do Crede de Iguatu, e presidida pelo reitor em exercício, o vice-reitor, professor Hidelbrando Soares.

O corpo docente de 42 professores e de seis funcionários da FECLI, que este ano comemora 30 anos de encampação pela UECE, ajudaram a formar os 10 concludentes de Matemática, um de Lígua Portuguesa e Literaturas e quatro de Ciências Biológicas daquela unidade acadêmica da UECE. Das cinco diplomadas em Pedagogia pela UAB/UECE, quatro são de Mauriti e uma de Campos Sales.

alt

As cinco concludentes de Pedagogia dos Polos de Mauriti e Campos Sales da UAB/UECE

A oradora docente foi a professora Ana Cristina de Souza Lima, que formou-se pela FECLI há cinco anos, como ressaltou em seu discurso: “Ser professor não é ofício para qualquer um. É preciso ser desdobrável e assumir diferentes facetas nas mais diversas situações. Há momentos em que somos pai e mãe: damos bronca e reclamação. Colocamo-nos como avós, tendo de relevar as traquinagens e bagunças. Em outro o psicólogo: ouve com paciência todos os problemas de seus alunos e ainda os aconselha. Mas existe momento de descontração, com risos e gargalhadas. Tem momento de programa de auditório, em que a estrela ofuscada se revela. Professor tem seu momento de aluno, afinal, construir conhecimento é via de mão dupla”.

Francisco Dias Ferreira, que se diplomava em Matemática, foi o orador discente, que logo depois de agradecer aos familiares pelo apoio e incentivo na caminhada que culminou na graduação, dirigiu-se aos professores: “Quero que saibam que esta conquista é também de vocês e nosso infinito agradecimento por tudo que vocês fizeram”. Francisco reconheceu que os concludentes daquela noite têm um enorme desafio à frente: “aplicar o que foi ensinado durante todo esre período de formação”.

O vice-reitor da UECE, professor Hildebrando Soares, que presidiu a solenidade de colação de grau, disse em seu discurso de encerramento que para que o Brasil possa aproximar seu desempenho social ao econômico é necessário qualificar e valorizar seus professores, por ser a educação uma área estruturante, que alavanca o desenvolvimento.

alt

“Precisamos de professores qualificados, tecnicamente preparados e também conscientes de seu papel fundamental. Por isso é necessário valorizar os professores. Quem falha nesta área está fadado ao fracasso. É um paradoxo que é um médico tenha como piso R$ 10 mil e um professor R$ 1 mil. Não adianta trazer indústria se a população não é educada. É com educação que se promove e vive a cidadania.”

Clique aqui e confira o discurso da oradora docente.

Clique aqui e confira o discurso do orador discente.

FECLI faz colação de grau, hoje à note, para 15 concludentes