Quintal Literário será realizado amanhã no bairro do Montese

9 de janeiro de 2013 - 15:06 #

A Livraria Feira do Livro, com seu projeto “Quintal Literário”, recebe a população do bairro Montese, nesta quinta-feira (10/01), o historiador e educador Fabiano do Santos Piúba, com sua “Tertúlia Musical e Poética”, sob a temática “Carícias Queimam a Garganta Rouca”. O ensaio, como é chamado o evento,  tem início às 18h e é gratuito.

Na verdade, será um encontro de amigos pelas veredas das palavras cantadas. Violão, guitarra e improvisos com Fábio Marques e participação especial de Manu Kelé. Enquanto se canta e conversa, os artistas Rafael Limaverde, Daniel Diaz e Carlus Campos estarão ilustrando e projetando no telão as cores e os traços dos sentimentos das palavras e dos sons.

Fabiano dos Santos Piúba

Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutor em Educação, também pela UFC. Foi Coordenador de Políticas de Livros e Acervos da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT); diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, diretor de Leitura, Escrita e Bibliotecas do CERLALC-UNESCO (Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe/UNESCO). Mas adora mesmo é ler, ouvir, ver, cantar, tocar, dançar, escrever e reinventar os mundos.

Quintal Literário

O projeto “Quintal Literário: a Bibliodiversidade como Instrumento de Formação Leitora”, realizado pela Livraria Feira do Livro, vem desde setembro de 2012 promovendo no bairro Montese ações de estímulo e mediação à formação leitora. O projeto foi aprovado pelo Edital PROCULTURA para Programação Cultural de Livrarias de pequeno e médio porte (MINC/FUNARTE).

A partir de uma estreita parceria com as escolas públicas e privadas do Grande Montese, a Livraria Feira do Livro articula uma rede de ações em prol do livro e da leitura. Composta pela Livraria, pela comunidade escolar, pelos grupos que trabalham a leitura, pelos autores e pelas editoras parceiras, esta rede gera em consequência um sentimento de pertencimento da comunidade com o espaço cultural desta Livraria.

Há aproximadamente 30 anos no bairro Montese, a Livraria Feira do Livro, desde 1958, se coloca como o primeiro espaço cultural a interferir na formação da cultura leitora da população, dos estudantes e dos professores moradores ou não do bairro.

Quintal Literário: a Bibliodiversidade como Instrumento de Formação Leitora

“Carícias Queimam a Garganta Rouca”, com Fabiano dos Santos Piúba

Amanhã, dia 10 de janeiro (quinta), às 18h

Livraria Feira do Livro (Rua Benjamim Carneiro Girão, 87-A – Montese)