Quinta, dia 23, é Dia Nacional do Choro e de música na UECE

22 de abril de 2015 - 10:32

alt

Vinte e três de abril é o Dia Nacional do Choro. Para celebrar a data, o Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), promove uma roda de choro com o Grupo de Choro da UECE, amanhã, quinta-feira, às 9h, no Bloco F do Curso, no Campus do Itaperi.

O Choro é o gênero musical mais tipicamente brasileiro e a data celebra o aniversário do genial Pixinguinha. Com entrada aberta ao público, o recital contará também com participações especiais de alunos e professores. No repertório obras de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e K-Ximbinho.

Com orientação do professor Pablo Garcia da Costa, o Grupo de Choro da UECE foi fundado em abril de 2014 com existência dedicada à prática do Choro e música instrumental Brasileira e tem por objetivo a proposta de dinamizar-se como atividade artístico-cultural no contexto da comunidade acadêmica.

O Grupo do Choro conta com cinco integrantes, sendo quatro bolsistas do Programa de Iniciação Artística pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), que estudam performance musical, repertório, pesquisa e também a história, a origem e a evolução social de músicos e compositores no contexto da música brasileira popular do século XX e pesquisou a obra de música instrumental de Luiz Gonzaga e K-ximbinho.

O Grupo pretende ainda apresentar uma releitura da obra de Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, K-Ximbinho e Luiz Gonzaga. Sobre esse último, fazendo uma aproximação dos repertórios de Baião e estilos característicos do Forró e do repertório praticado pelas bandas de música das décadas de 1950 e 1960 na cidade do Rio de Janeiro.

Integrantes do Grupo do Choro:

Pablo Garcia, bandolim 10 e coordenação

Pedro Madeira, bandolim 10