Encontro de Reitores fortalece parcerias entre UECE e universidades estrangeiras

6 de agosto de 2014 - 11:59

Durante o III Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado no Rio de Janeiro nos dias 28 e 29 de julho, o reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, teve a oportunidade de encontrar reitores ou representantes de universidades do Brasil e do Mundo, entre elas, a Universidade Nacional de La Plata (UNLP), da Argentina, a Universidade Castilla La Mancha (UCM), da Espanha, e da Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), do México.

Com a UNLP o tema foi a ida de dois alunos selecionados da UECE para uma graduação sanduíche com bolsa Santander/Universia na UNLP, no semestre 2015.1. Os Escritórios de relações Internacionais e os reitores ainda precisarão realizar tratativas mútuas para estabelecerem os  detalhes da parceria.

Entre a UECE e a UCM, havia a necessidade de tratativas referentes ao projeto de extensão e aperfeiçoamento da língua espanhola, que ocorre anualmente em Toledo, desde 2010, e do incremento de bolsistas do programa brasileiro Ciência sem Fronteiras. Ficou entendido que os reitores precisam realizar visitas mútuas.

Com a UAM, que receberá formalmente, em outubro de 2014, o reitor da UECE para conferência no Congresso Americano de Atenção Psicossocial, Saúde Mental, Estresse e Trabalho, e o desenvolvimento de cooperação do Grupo de Pesquisa e Trabalho/CCS/UECE, outras parcerias podem ser estabelecidas e o reitor Jackson Sampaio antecipou convite ao reitor da universidade mexicana para visita à UECE.

Antecipadamente, a UECE Ceará foi informada que a edição de 2016 do referido Congresso será realizada em Fortaleza, sob a responsabilidade organizativa da nossa instituição.