Providências da Reitoria sobre as ocorrências contra a segurança do campus Itaperi

12 de maio de 2016 - 11:57

Frente ao clima de insegurança que se intensificou nas duas últimas semanas no campus Itaperi da Universidade estadual do Ceará (Uece), em decorrência de sucessivos arrombamentos e furtos ocorridos em diferentes órgãos, a Reitoria tomou as seguintes providências:

1.    Imediato registro das ocorrências na Delegacia competente, que é a 5ª DP;

2.    Instauração de sindicância interna no que compete às atribuições da gestão administrativa da Universidade;

3.    Estabelecimento, em caráter especial, de parceria com a Polícia Civil, tanto com o seu Comando Geral, como com a 5ª DP, responsável territorial pelo campus Itaperi, para investigação das ocorrências, com atuação específica de peritos nos procedimentos investigativos, mediante a utilização de técnicas e recursos de inteligência necessários à elucidação desses eventos de características semelhantes entre si e muito específicas.

4.    Estabelecimento, em caráter especial, de parceria com a Perícia Forense do Ceará-PEFOCE, para que seja qualificado o objetivo exposto no item anterior.

As investigações se encontram em pleno desenvolvimento, com total disponibilidade da Universidade para o fornecimento de todas as informações necessárias para a plena elucidação das motivações desses eventos e punição, em conformidade com as leis vigentes, dos seus responsáveis.

Em decorrência das parcerias citadas, a Reitoria recebeu e acolheu algumas recomendações, que repassa à comunidade ueceana: a) precisamos deixar os ambientes afetados intactos, para permitir o trabalho pericial, b) precisamos registrar Boletim de Ocorrência, imediatamente, na 5ª DP, para acelerar a abertura da investigação policial, c) a 5ª  DP acionará imediatamente a PEFOCE, para agilização do trabalho pericial, e d) após a perícia, serão liberados os ambientes para recuperação e uso pleno.