PROPLAN vai coordenar implantação das ações descritas no Plano de Gestão

21 de janeiro de 2014 - 16:43

Coordenar os grandes investimentos da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Este é um dos principais trabalhos que Fernando Antonio Alves dos Santos vem realizando à frente da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), da qual é titular. São investimentos estruturantes que beneficiarão toda a comunidade ueceana. “Vamos coordenar a implantação das ações descritas no Plano de Gestão, no que se refere ao Planejamento”.

O pró-reitor explica que a coordenação técnica envolve definir como se vai realizar uma obra, quais os procedimentos que devem ser feitos, abertura de licitações, acompanhamento do andamento das obras são algumas das ações sob responsabilidade da PROPLAN. Já a coordenação gerencial fica a cargo da Reitoria e da Vice-Reitoria.

De acordo com o Monitoramento e Acompanhamento de Programas e Projetos Prioritários (MAPPs) UECE, as principais ações dos programas estruturantes para 2014 são:

• Urbanização do Campus do Itaperi: Hospital Veterinário, Complexo Poliesportivo, Centro de Energias Alternativas e Meio Ambiente (CENEA) e Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva (NUPEINSC)

• Projetos, reformas, ampliações e construções nos Campi da Capital e do Interior.

• Aquisição de mobiliários e equipamentos para a UECE

• Projeto de acessibilidade da FUNECE/UECE

• Elaboração de banco de projetos executivos de arquitetura e engenharia, com a finalidade de dar celeridade a todos os projetos que envolvem obras

• Instalação de equipamentos de informática de multimeios e de laboratórios bioclínicos para qualificar grupos de pesquisadores.

• Aquisição de equipamentos para laboratórios através de convênios de financiamentos via MEC/CAPES.

Segundo o pró-reitor, em 2013 foram investidos R$ 8,5 milhões nestes MAPPs e a previsão de investimento para este ano é de R$ 35 milhões. “Os esforços a serem despendidos para aplicação destes recursos são enormes, pois contamos que 2014 é um ano atípico, com eleições e copa do mundo no Brasil”, ressalta.

Veja abaixo os projetos MAPPs concluídos em 2013, bem como os que iniciaram naquele ano e tem continuidade na sua execução em 2014.

• Ampliação dos acervos bibliográficos das Bibliotecas Central e setoriais da FUNECE. Concluído em2013.

• Conclusão da construção da Unidade Hospitalar Veterinária da FAVET. Concluído em 2013.

• Complexo poliesportivo. Concluído 2013.

• Recuperação da quadra poliesportiva do Centro de Humanidades (CH). Concluído em 2013.

• Complementação da infraestrutura do Núcleo de Pesquisa em Sanidade Animal. Concluído em 2013.

• Construção e reforma de sala de aula e espaço de convivência na FAEC (Crateús). Concluído em 2013

• Aquisição de mobiliário para as bibliotecas da UECE/Itaperi. Concluído em 2013.

• Reestruturação e melhoria de serviços computacionais da rede UECENet. Em Andamento.

• Construção e reforma nas instalações da CECITEC (Tauá). Em Andamento 2014.

• Aquisição de móveis e equipamentos para Unidade Hospitalar Veterinária da UECE/FAVET. Em Andamento 2014

• Aquisição de mobiliário e equipamentos para FUNECE. Em Andamento 2014

• Projetos, reformas, ampliações e construções nos Campi da FUNECE. Em Andamento 2014.

• Implantação de cursos de licenciatura plena na modalidade a distância e de capacitação de profissionais que atuam nem Educação a Distância (EaD), em convênio com MEC/Secretaria de Ensino a Distancia (SEAD)/Universidade Aberta do Brasil (UAB). Em Andamento 2014.

• Aquisição de equipamentos para laboratório, financiamento MEC/CAPES. Em Andamento 2014.

• Construção do Restaurante Universitário da FAFIDAM. Em Andamento 2014.

• Reforma, adaptação e ampliação da estrutura física do Departamento de Informática (DI). Em Andamento 2014.