PROPLAN realizou Oficina do Plano Bianual de Gestão 2013/14

15 de outubro de 2013 - 10:35

A Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizou no dia 27 de setembro, a I Oficina do Plano Bianual de Gestão 2013-2014, no auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi, reunindo os gestores acadêmicos e administrativos para entrar na fase de implementação do Plano. “Planejar é fácil, o desafio é executar”, disse o pró-reitor tempore de Planejamento, professor Hidelbrando Soares, na abertura do evento.

O Plano de Gestão 2013-2014 contém 84 projetos e foi extraído do Plano de Gestão 2012-2016, elaborado com base em processo do Planejamento Democrático, realizado em 2012. Alguns dos projetos já estão em execução. Outros precisam de mobilização de meios, incluindo dinheiro, “mas alguns só de comprometimento dos integrantes das equipes e unidades envolvidas”, ressaltou o professor Hidelbrando.

Depois da fala do pró-reitor, os professores do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Paulo César Batista, Vladimir Spinelli e Pedro Augusto, da Câmara de Planejamento da UECE, explicaram o propósito da Oficina e orientaram os participantes a se organizarem em sete sub-grupos para indicar as unidades responsáveis pela execução dos projetos, unidades responsáveis e parceiras, e os nomes dos representantes dessas unidades. Os sete sub-grupos foram: Infraestrutura Física, Metodologia, Política Institucional, Formação Externa, Infraestrutura Acadêmica, Técnico-Administrativa e Valorização Pessoal. Com isso, as equipes executoras dos projetos estariam definidas para que se inicie a fase de execução do Plano, para aqueles projetos ainda não começados.

Os participantes foram ainda orientados sobre a metodologia de planejamento dos projetos, sob a forma de Plano de Ação, a ser elaborado para todos os projetos a serem executados. Os Planos de Ação serão encaminhados à PROPLAN para conhecimento e acompanhamento das atividades dos grupos, e para a eventual assistência técnica que seja requerida.

As equipes funcionarão dentro da filosofia de grupos autodirigidos, estando autorizadas, após a elaboração dos Planos de Ação, a darem início aos projetos e buscarem os meios que sejam requeridos para a sua execução.

No prosseguimento da fase de execução do Plano Bianual de Gestão, os diretores dos Centros, Faculdades ou Pró-Reitorias a que pertençam os coordenadores dos projetos farão reunião de instalação das equipes dos projetos. Em seguida, a ProPlan e os membros da Câmara de Planejamento se reunirão com os coordenadores dos projetos para discutir o papel de liderança que lhes está reservado e para dirimir eventuais dúvidas sobre o funcionamento das equipes e a natureza dos projetos.

O desempenho das equipes na execução dos projetos terá acompanhamento sistemático pela PROPLAN e Câmara de Planejamento, conforme metodologia definida no Plano Bianual.

Conheça o Plano Bianual de Gestão 2013 – 2014

Conheça o Plano de Gestão 2012 – 2016