PROPgPq/Uece inaugura galeria de Pró-reitores de Pós-graduação e Pesquisa

25 de novembro de 2021 - 15:18 # # # #

Ocorreu, no auditório do anexo da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, no dia 23 de novembro, a inauguração da galeria de Pró-reitores de Pós-graduação e Pesquisa da UECE. O evento presencial, restrito apenas a convidados, foi parte integrante da XXVI Semana Universitária.

O professor Jackson Sampaio falou em nome de todos os pró-reitores. “Hoje eu me sinto parte da história. Quando assumi a pró-reitoria a convite do professor Manassés, em 1996, a ideia era ter uma marca para a Universidade. Assim, pensou-se em ter uma semana de atividades acadêmicas concentradas, e foi assim que se deu a criação da Semana Universitária. Além disso, destaco o parque de mestrados profissionais e, mais recentemente, de doutorados profissionais que possuímos. Quem criou, no Nordeste, os primeiros mestrados profissionais foi a Uece. Inicialmente, tivemos 9 mestrados. Hoje, temos 13 mestrados profissionais e 2 doutorados profissionais”, comenta.

A atual pró-reitora de Pós-graduação de Pesquisa, professora Lúcia Duarte, destacou as atribuições da pró-reitoria, reforçando que é preciso “contar essa história e formar memórias dessas informações. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa foi criada em 1984 e tem as atribuições de planejar, coordenar e fiscalizar as atividades de ensino de pós-graduação, bem como as ligadas ao desenvolvimento da pesquisa” comenta.

Cabe, ainda, à Pró-reitoria administrar quatro grandes programas: Pós-graduação Stricto Sensu, Pesquisa, Pós-graduação Lato Sensu e a Formação Docente Continuada. “Outra atividade desenvolvida pela PROPGPq, juntamente com a Administração Superior da UECE, é a organização da Semana Universitária, evento anual que está em sua 26ª edição. Por fim, agradeço a cada um de vocês, ex-pró-reitores, professores que tanto fizeram pela pós-graduação da Uece. Vocês foram muito importantes para a nossa universidade”, finaliza a pró-reitora.

O reitor da Universidade, professor Hidelbrando Soares, parabenizou a pró-reitoria pela iniciativa de contar a história e manter a memória viva dos ex-pró-reitores. “Agradecimento e gratidão que a comunidade acadêmica tem a todos vocês. Esse é o sentimento nesta tarde. O salto que a Uece deu e ainda está dando passa fortemente pela expansão da pesquisa e da pós-graduação, para a qual vocês foram primordiais e essenciais”, finaliza o reitor.

Confira a galeria de Pró-reitores.

Sobre os cursos de pós-graduação

Atualmente, a UECE conta com 31 cursos de mestrado, sendo 18 mestrados acadêmicos e 13 mestrados profissionais. Entre os 15 cursos de doutorado existentes, 13 são acadêmicos e 2 são profissionais. Vale ressaltar que 6 cursos acontecem em rede, resultado de parcerias da UECE com outras instituições. São eles: Doutorado Acadêmico em Biotecnologia – RENORBIO, Programa de Pós-graduação em Saúde da Família – (Mestrado e Doutorado Profissionais), Mestrado Profissional em Matemática, Mestrado Profissional em Letras, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e Mestrado Profissional em Ensino de Biologia.

Confira o Catálogo da Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará.