PROPGEO/UECE recebe menção honrosa em prêmio CAPES de teses

14 de setembro de 2021 - 11:35 # # #

A tese intitulada “Indicadores geológico-geomorfológicos de variação do nível relativo do mar em sistemas de natureza mista (siliciclástico carbonático): Costa do Ceará, NE do Brasil” de autoria do discente egresso e atual professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Antônio Rodrigues Ximenes Neto e orientada pelo docente permanente professor Jader Onofre de Morais recebeu menção honrosa na edição de 2021 do Prêmio CAPES de Tese.

Essa premiação, que ocorre anualmente, reconhece as melhores teses do Brasil defendidas no ano anterior nas mais diversas áreas do conhecimento. Essa conquista consolida o reconhecimento nacional acerca da qualidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Geografia da UECE.

O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, ele abrange todas as áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da CAPES na pós-graduação brasileira.

Cabe destacar ainda que das quatro edições do Prêmio CAPES de Tese do quadriênio avaliativo da CAPES (2017/2020), o ProPGeo/UECE recebeu uma premiação principal por uma tese defendida no ano de 2018 e duas menções honrosas por teses defendidas em 2017 e 2020.

A tese “Evolução morfológica de barras e ilhas fluviais no baixo curso do Rio Jaguaribe diante da inserção da barragem do Castanhão, Ceará- Brasil” de autoria do egresso Pedro Henrique Balduíno de Queiroz, cuja pesquisa foi orientada pela professora Lidriana Souza Pinheiro e co-orientada pela professora Andrea Almeida Cavalcante, ambas docentes permanentes do ProPGeo, venceu o prêmio Capes de teses em 2019.

Já a tese “Morfoestrutura e Morfopedologia do Maciço do Quincuncá/CE e adjacências” defendida pelo então egresso Abner Monteiro Nunes Cordeiro e orientada pelo docente permanente professor Frederico de Holanda Bastos recebeu menção honrosa em 2018.