Pronatec/Funece realiza aula inaugural para turmas de Fortaleza

24 de novembro de 2016 - 15:22

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) realizou na última segunda-feira (21) aula inaugural para os novos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Funece), dos cursos de Fortaleza. A aula aconteceu em dois diferentes horários: às 15h, no Auditório Central, para os estudantes do turno da tarde; e às 18h, no Auditório Paulo Petrola, para os alunos da noite.

Ao todo, na capital e no interior, são 704 novos alunos inscritos em 14 cursos nas áreas da Saúde, da Educação e do Campo. Em Fortaleza, os cursos são de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Cuidador de Idoso, Auxiliar de Saúde Bucal, Higienista de Serviços de Saúde, Recepcionista em Serviços de Saúde e Inglês Básico.

alt

Para compor as mesas estiveram presentes o reitor da Uece, Jackson Sampaio; o vice-reitor e coordenador geral do Pronatec/Funece, Hidelbrando dos Santos Soares; o diretor da Unidade de Educação Profissional (Unep/Uece), Nelson Arruda; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e coordenadora técnica do Pronatec Saúde, Glaucia Posso Lima; a coordenadora do Núcleo de Línguas Estrangeiras e coordenadora técnica do Pronatec Línguas, Suelene Oliveira; o coordenador Estadual do Pronatec e representante da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), Antônio Filho; a coordenadora de Gestão da Educação Permanente do Estado e representante da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA), Silvia Bonfim; e o assessor técnico da SESA, José Luiz Paiva.

alt

Na ocasião, o coordenador geral do Programa na Funece explicou aos novos estudantes o que é o Pronatec, como funcionam os cursos e sobre os seus direitos e deveres. Falou da oportunidade que eles agora possuem em participar do Pronatec. “Somos pioneiros. A Uece é a única universidade a oferecer o Programa no Ceará. No Brasil, as universidades são somente duas: a nossa e outra em Minas Gerais”, enfatizou Hidelbrando.

alt

“Em 2015 tivemos nossa primeira experiência. Foi muito desafiador, mas hoje, com a experiência do ano anterior, atuamos com mais tranquilidade. (…) Nessas turmas, 76% dos alunos concluíram seus cursos. Nossa meta para a pactuação de 2016 é que 100% dos nossos alunos sejam certificados”, concluiu o vice-reitor.

alt

De acordo com a coordenadora do Pronatec Saúde, professora Glaucia Posso “essa é uma parceria que muito nos realiza. Além da formação no nível superior, a Universidade tem esse grande laço de extensão, que é levar conhecimento à comunidade do que ela produz aqui. Agora mantemos essa importante parceria com as Secretarias de Educação e de Saúde do Estado, além do nível superior”.

alt

SEDUC e SESA demonstraram também satisfação com a parceria da Uece. “Nos colocamos à disposição para que possamos construir mais espaços de formação”, declarou Silvia. Aos estudantes deixaram as mensagens:

“Agora vocês fazem parte dessa universidade, sintam-se parte dela e zelem por ela e, no final, vocês vão receber um certificado dessa histórica e renomada instituição. Façam jus a esse certificado”, aconselhou Antonio Filho.

“Essa formação qualifica vocês para maiores possibilidades dentro da necessidade do mercado de trabalho, bem como no Estado do Ceará, pelo Sistema Único de Saúde, uma vez que os cursos dessa área têm como público prioritário os trabalhadores do SUS”, disse Silvia.

Suelene Oliveira completou: “sintam-se privilegiados. Hoje em dia é necessário ter domínio de uma segunda língua. Esperamos que vocês perseverem, pois esse curso abrirá portas e possibilitará a vocês ter sonhos mais ousados”, incentivou a coordenadora do Pronatec Línguas.

Jackson Sampaio, ao fazer um breve histórico da origem do Pronatec, esclareceu que o Programa possui “uma raiz cearense”, com a experiência de institutos do Ceará com a criação de programas de formação de nível médio. “Essa ideia se transformou em um programa nacional”, explicou o reitor.

“Quero parabenizar vocês que querem se aprimorar ou querem ter conhecimento para poder se dedicar. (…) Vocês agora são beneficiários de projeto de extensão da Uece. Sejam todos bem-vindos!”, finalizou o Jackson.