Pronatec/Funece realiza aula inaugural virtual para 550 novos alunos

15 de junho de 2020 - 16:24 # # #

 

Na última sexta-feira (12), 550 jovens estudantes da rede pública de Ensino do Ceará começaram a construir a estrada que os levará para uma vida com mais oportunidades e realizações, a partir da formação técnica que obterão com os cursos do MedioTec/Pronatec, ofertados pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece).

A aula inaugural das 22 turmas dos cinco cursos técnicos ofertados pela pactuação 2020, realizada remotamente em virtude da pandemia do novo coronavírus, contou com mais de 1.500 espectadores e teve a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, que deu as boas-vindas aos estudantes e ressaltou a relevância do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

“É uma grande conquista podermos oferecer aos nossos jovens essa oportunidade de trabalhar a sua formação profissional. É um grande trabalho da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que atraiu o Pronatec/MedioTec para dentro da sua estrutura, que tem uma equipe invejável, com gente de alta qualidade, e que vem formando e preparando a nossa juventude, tanto na graduação superior como também na formação técnica profissional. Desejo êxito aos estudantes que vão ingressar agora”, afirmou Inácio Arruda.

O secretário parabenizou os coordenadores do MedioTec/Pronatec e destacou a capacidade do Ceará e da Uece de superar os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus e prosseguir na formação dos estudantes. “Apesar das dificuldades do momento atual, encontramos o caminho, um meio para avançarmos na formação e na preparação do nosso povo. Temos que manter firme a nossa bandeira de defesa da vida. Cada um deve se proteger para que possamos proteger a todos. Evidentemente, só sairemos melhor adiante se compreendermos o papel da ciência e da colaboração”, disse.

Além do secretário Inácio Arruda, a mesa virtual da aula inaugural foi composta pelo coordenador adjunto do Pronatec, professor Nelson Arruda, que representou o coordenador geral do Programa, professor Hidelbrando Soares; e pelos coordenadores dos cursos de Agronegócio, César Fernandes; Gerência de Saúde, Francisca Montesuma; Segurança do Trabalho, Carlos Correa; e Comércio e Contabilidade, Marcos Aurélio Maia. Cada coordenador falou sobre o curso que lideram, destacando a importância e a empregabilidade da atividade, e deixou uma mensagem de incentivo aos estudantes que, nesta pactuação, iniciarão com aulas remotas.

“Estamos iniciando as aulas remotamente, mas é importante que mantenhamos horários rígidos, uma rotina bem definida e um local adequado de estudos. Assim, podemos vencer este momento difícil. Que no futuro, daqui a um ano, nós possamos olhar para o caminho percorrido e ter orgulho disso”, destacou o professor Carlos Correa.

Representando os coordenadores regionais do Programa, o professor João Rameres falou sobre o impacto que o MedioTec/Pronatec tem na vida dos estudantes e, consequentemente, em todo o Ceará. “Esse programa tem possibilitado a democratização do saber e do conhecimento e levado à realização de sonhos. É um Programa que constrói possibilidades para a nossa juventude em um cenário muitas vezes difícil. O MedioTec/Pronatec traz essa possibilidade de transformação. Nós estamos aqui para colaborar”, disse.

Os coordenadores locais foram representados pela professora Maria Virgínia Cruz, que reforçou o sentimento de alegria e de realização que todos têm em contribuir para o ensino técnico no Ceará.

O coordenador adjunto do Programa, professor Nelson Arruda, também deu as boas-vindas aos estudantes e lembrou a experiência de mais de uma década que a Uece possui no ensino remoto. “Temos usado há anos a tecnologia em favor da educação. Neste momento de pandemia, onde não é possível haver aula presencial, a tecnologia educacional será nossa aliada constante”, destacou, acrescentando que o ensino passa por uma transformação e “não voltará a ser o que era antes da pandemia”.

A coordenadora de Ensino do MedioTec, professora Germana Paixão, enfatizou a importância que a educação profissionalizante deverá ter para os alunos, desejando aos 550 novos estudantes entusiasmo, dedicação e garra para vivenciar os estudos. “Desejamos que tenham um excelente curso, que realmente usem para mudar a vida de vocês. É muito importante terminar o ensino médio com uma profissão. Os cursos escolhidos para serem ofertados tem um percentual de empregabilidade muito bom. Pelas nossas ofertas passadas, temos muitos alunos trabalhando na área. Que daqui a um ano e meio possamos estar novamente aqui fazendo outra cerimônia: a de encerramento dos cursos, com a certificação”.

Palestra

Ainda durante a aula inaugural, a coordenadora Psicopedagógica do MedioTec, professora Ana Ignez Belém, também deu boas-vindas aos estudantes e realizou conversa com o tema “Juventude, saúde emocional e o desafio de novas aprendizagens nos tempos atuais”.

A psicóloga apresentou o trabalho do acompanhamento psicopedagógico do MedioTec, ressaltando aos estudantes que, desde as pactuações anteriores, a preocupação da Uece com o Pronatec vai além do ensino, pois traz um olhar para as questões emocionais e de interação entre alunos e professores, bem como para as dificuldades de aprendizagem.

Para a psicóloga, os novos tempos que surgiram com a pandemia do novo coronavírus e isolamento social mudaram a configuração dos relacionamentos. “É um tempo de gratidão, de descobrir novas formas de nos relacionarmos com os outros, com o mundo, mas principalmente, com a gente. O vírus trouxe a gente para dentro de nossas casas, dentro de nós mesmos. Chamou a gente a pensar diferente de tudo, a reinventar nossos comportamentos, sentimentos, a rever nossos pensamentos e posturas. Uma das coisas mais interessantes de tudo isso é que a gente percebeu que não estamos separados uns dos outros. Somos humanos, integrados pelo mundo todo”.

Com o momento atual, segundo Ana Ignez, controlar as emoções têm sido difícil em alguns momentos, podendo gerar situações como ansiedade, insônia, depressão, tristeza, falta de apetite e impulsos alimentares. “Todas essas coisas que surgem não estão isoladas, fazem parte do contexto. Não estamos sós, fazemos parte de um grupo maior”. Ana Ignez ainda elencou reflexões importantes nesse processo: autocuidado, pertencimento e empatia.

“A ideia de autocuidado nunca foi tão importante. Não posso cuidar de outra pessoa se não estiver cuidando de mim”, ressalta a psicóloga. Nesse processo, é importante olhar para si e cuidar do corpo, da higiene, da alimentação, do sono, das emoções. É importante ainda fazer coisas que se gosta e ter disciplina. E pedir ajuda se não estiver bem. O sentimento de pertencimento está ligado à ideia de fazer parte de algo: ao curso, à Universidade, à humanidade. Já a empatia é se colocar no lugar do outro. É o que gera solidariedade. “Só vou ser solidário e fazer algo pelo outro se colaborar e ajudar. Nesse momento (de pandemia), cumprir as medidas de isolamento, usar máscara, lavar as mãos, transmitir informações verdadeiras, não disseminar fake news”, exemplificou a coordenadora.

Acesso às aulas

Os cursos são na modalidade presencial. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, as aulas da pactuação 2020 tiveram início na modalidade remota. Todas as 22 turmas já têm suas salas criadas no Google Sala de Aula. Para ingressar na sala de aula virtual, o estudante deve utilizar o e-mail institucional da Uece.

Fonte: Pronatec/Funece