Projeto Semeando Sons realizou recitais didáticos em escolas públicas

22 de dezembro de 2014 - 14:14

Com o objetivo central de levar música de qualidade e ensinar sobre como funciona um coral aos alunos da rede pública de ensino da circunvizinhança da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Coral Vozes da UECE deu início em 2014 ao Projeto Semeando Sons, uma série de onze recitais didáticos em escolas públicas estaduais e municipais e eventos da Universidade.

Escola Municipal Zaíra Monteiro Gondim

Coordenado pelo regente do Coral Vozes da UECE, Cláudio Mesquita, o Projeto Semeando Sons contou com quatro cantores, sendo um tenor e três baixos, um preparador vocal, do Curso de Música, para o reforço do Coro, e para o apoio instrumental; um tecladista, também da Música); um flautista, do Curso de História; um percussionista, da Música, e um violonista, da Música).

Escola Municipal Marcos Valentim Pereira de Sousa

“O Coral Vozes da UECE preparou o repertório, priorizando a possibilidade de aproximação dos alunos com o coro, tornando os recitais didáticos momentos prazerosos de contato com a ludicidade musical’, explicou Cláudio Mesquita.

Em agosto começaram as apresentações nas escolas, selecionadas por grau de proximidade com a UECE, objetivando a ampliação do público para apresentações e espetáculos de música vocal, despertando o interesse dos alunos pelo canto coral, reforçando-se assim, a Lei nº 11.769/08, que trata da obrigatoriedade do ensino de música nas escolas.

Escola Municipal Zaíra Monteiro Gondim

“O Semeando Sons nos fez acreditar que podemos construir no futuro uma sociedade mais harmônica e consonante, onde todos terão oportunidade de acesso aos bens culturais, caminho privilegiado de transformação da sociedade”, disse o regente.

Escola Municipal Projeto Nascente

O Semeando Sons encerrou o ano com apresentação durante a XIX Semana Universitária da UECE, realizada de 25 a 28 de novembro, quando os integrantes interagiram com os voluntários do Humanartes, outro projeto de Extensão da UECE.

As escolas contempladas pelo projeto foram Escola Municipal Zaíra Monteiro Gondim, Escola Municipal Marcos Valentim Pereira de Sousa, Escola Estadual Jáder Moreira de Carvalho, Escola Municipal Prof. José Valdevino de Carvalho e Escola Municipal Projeto Nascente.

Apresentação com o HumanArtes

Para a diretora interina da Escola Municipal Marcos Valentim Pereira de Sousa, Rosenda Lopes Valentim, “é um projeto muito envolvente, porque, além de ser algo que é entretenimento para as crianças, vai trazer também conhecimento, vai trazer motivação para as crianças que estão assistindo a apresentação, de forma que elas possam também se encantar pela música e quem sabe até enveredar por esse caminho. A gente sabe que, além de gerar conhecimento, vai agregar coisas muito positivas na vida dessas crianças, desde a disciplina, como o ato de se portar, de falar. Então é um projeto bem empolgante!”

Alunos da Escola Prof. José Valdevino de Carvalho

A empolgação na Escola Prof. José Valdevino de Carvalho foi imensa. Alana, aluna do 5º ano B, falou animada: “Eu gostei da apresentação e todo mundo soube cantar bem. Eu já escutei outros corais e esse foi o melhor! Explicaram como é o tom de voz de cada um, e eu entendi bem. Em cada grupo, cada um tinha o seu tom, e parecia que estava faltando alguma coisa. Quando juntaram todos, deu uma coisa mais legal!”

A coordenadora, Verônica Gondim, reiterou as palavras de sua aluna: “Eu gostei bastante! A gente percebe que é um trabalho profissional mesmo, não é um trabalho amador. Gostei muito porque explicaram como é formado um coral, apresentando primeiro a parte da teoria, as vozes, porque os nossos alunos são leigos, inclusive nós professoras, apenas ouvimos, mas não sabemos de fato como funciona. Então, isso foi muito importante, para os alunos, pra nós, saber como se forma um coral. E é muito lindo quando juntam-se todas as vozes, porque a gente sabe que quando uma voz não dá certo, o coral não funciona bem, e a gente viu que ali tinha harmonia, estava bem harmonioso.”