Projeto Pibid Música/Uece realiza Concerto no TJA nesta sexta-feira (15)

15 de dezembro de 2017 - 18:07 #

Com alunos de três Escolas Públicas no Palco

O projeto PIBID de Música da Universidade Estadual do Ceará promove o concerto PIBID, um sonho azul, nesta sexta-feira, dia 15 de dezembro, no Theatro José de Alencar. Com acesso livre e gratuito, o concerto ocorre às 14h30 no espaço do foyer. A apresentação reúne mais de 60 estudantes de três escolas públicas de Fortaleza, que tiveram aulas de musicalização e oficinas ao longo deste ano letivo. Protagonistas do espetáculo, os estudantes terão a oportunidade de compartilhar entre si e com a comunidade uma pequena parte da riqueza de suas experiências com a educação musical.

A orientação pedagógica e artística do trabalho fica por conta da equipe de 21 bolsistas de Iniciação à Docência, alunos do curso de Licenciatura em Música da UECE, em parceria com professores que atuam como supervisores do projeto nas escolas. Idealizado e produzido pelos coordenadores de área da Música, professores Ewelter Rocha e Luciana Gifoni, o evento recebe total apoio dos diretores das escolas, da coordenação geral do PIBID/UECE e da direção do TJA.

O concerto leva ao histórico palco do foyer, pela primeira vez, a sensibilidade artística dos alunos do Fundamental I e II das escolas municipais Mozart Pinto e Francisco Andrade Teófilo Girão, e alunos do ensino médio da escola estadual Estado do Paraná.

O programa contempla, de modo especial, a música brasileira em suas diversas vertentes, trazendo ainda composições dos próprios alunos, bem como arranjos e adaptações feitas pelos Bolsistas ID. O encontro promove também uma riqueza de sonoridades com as formações de corais mistos, orquestra de violões, grupos de câmara com flauta doce, canto, teclado e percussão.

O subprojeto de Música da UECE iniciou suas atividades em 2014 e este concerto tem um significado especial com a proximidade do encerramento do projeto em 2018. Mantido pela CAPES, o PIBID vive um momento de ameaças de extinção e de luta por sua continuidade, de caráter nacional e coletivo. Mensagens de apoio #ficapibid estão por toda parte, em todo o Brasil, nas ruas, nas escolas, nas universidades e nas redes sociais. O concerto PIBID, um Sonho Azul se articula por intermédio de sua expressão musical com esta mobilização, promovendo visibilidade e legitimidade a este trabalho e a esta causa.