Projeto “Música é para a Vida” chega ao Campus de Pacoti da UECE

13 de janeiro de 2012 - 18:26 #

O pré-carnaval do Maciço de Baturité recebe um reforço este ano, digno de atender o mais exigente gosto dos que querem passar a temporada momina naquela região serrana, e o diferencial é a seleção musical. É que o Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Pacoti, a 130 km de Fortaleza, agendou para o período de 11 a 17 de fevereiro próximo, semana que antecede o carnaval jazzístico de Guaramiranga, a realização do projeto “Música é para a Vida”.

Segundo o coordenador o projeto, professor Heriberto Porto do Curso de Música da Uece, Dentre os 600 participantes das Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical, das diferentes CREDE/SEFOR do Estado, iniciadas em 3 de dezembro de 2011,  serão selecionados 100 alunos e 21 Arte Educadores para as Residências Artísticas, que têm apoio da empresa Votorantim. Os nomes dos selecionados serão anunciados até o dia 25 de janeiro.

O projeto Música é para a Vida inclui as Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical e Residências Artísticas. As oficinas se realizam através de parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEDUC), a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e o Festival de Jazz & Blues. As Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical já aconteceram em Sobral, Quixadá, Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Maracanaú, Itapipoca, Acaraú, Camocim, Tianguá, Canindé, Horizonte, Baturité, Russas, Jaguaribe, Crateús, Tauá, Senador Pompeu e Fortaleza. Na fase das Oficinas de Sensibilização Musical nas 21 cidades participaram professores do Curso de Música da UECE como Nelma Dahas, Angélica Ellery e Luciana Gifoni além de graduados da UECE.

O Projeto Música é para a Vida possibilita a alunos e professores da rede pública acesso ao amplo universo da música, através de um programa que contempla desde a sensibilização para iniciantes até a formação mais aprofundada para alunos já familiarizados com a prática instrumental, conciliando formação artística, inclusão social e protagonismo juvenil, afirma Heriberto Porto.

Lembra ainda o professor Heriberto Porto que nos dias do Festival Jazz & Blues, de 18 a 21 de fevereiro (Carnaval), em Guaramiranga, os alunos terão um espaço destinado a apresentações musicais, acompanhados por seus Arte Educadores. Pela manhã, haverá ainda um seminário exclusivo para os residentes.

Fonte / Informação: Prof. Heriberto Porto 3101-9760