Projeto Jovem Explorador e o Ecomuseu será lançado em campus da Uece de Pacoti

28 de março de 2019 - 16:35 # # #

O Ecomuseu de Pacoti, localizado no Campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Pacoti, lança neste sábado (30/03), às 9h, o Projeto “Jovem Explorador e o Ecomuseu”, realizado por meio do Edital Programa Luz Solidária Enel Distribuição Ceará / 2018.

Essa atuação será composta de etapas de formação teórico-prática que, unindo saberes científicos e tradicionais, permitirão aos jovens habitantes a percepção do patrimônio existente como base para o desenvolvimento local sustentável.

Dentre os resultados esperados, planeja-se o mapeamento e a manutenção de trilhas da memória (nas ruas da cidade) e ecológicas (nas matas), para atender a estudantes, educadores, moradores em geral e visitantes.Inicialmente, 20 jovens estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino serão beneficiados diretamente através da qualificação como “guias” ou “guardiões do patrimônio”.

A participação em grupos de estudo, palestras, oficinas, minicursos, aulas de campo, experimentação de protótipos, etc., fomentará também o empreendedorismo, a geração de renda e a inserção desses jovens estudantes no mercado de trabalho.

A iniciativa representa um importante exemplo da criação de novas alternativas para o turismo necessárias à preservação de um território único, com rica biodiversidade, verde e úmido o ano inteiro, em pleno sertão cearense.

Durante o evento de lançamento, acontecerá também a ação da Enel de troca de lâmpadas, em que os moradores poderão trocar até duas lâmpadas fluorescentes ou incandescentes por lâmpadas de LED.