Projeto Integração da Rede de Informação dos Campi da UECE NETCAMPI

20 de janeiro de 2016 - 11:34 #

O projeto foi implantado nos oitos campi da UECE, com investimento de R$ 696.227,00

O Projeto NETCAMPI, aprovado na Chamada Pública 02/2010 do Programa Universal para Apoio a Infraestrutura de Pesquisa, lançado pela Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP/MCT, teve como objetivo construir infraestrutura de comunicação com fibra ótica e rede sem fio, integrando todos os campi da UECE, fortalecendo o ambiente de pesquisa de todos os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, dos grupos e laboratórios de pesquisa, além de qualificar e expandir o acesso à Internet para todas as atividades acadêmicas a administrativas da instituição.

A primeira grande ação do projeto envolveu a integração dos campi da UECE ao Cinturão Digital do Ceará, a partir de ligação via fibra ótica, garantindo a essas unidades pleno acesso à Internet, nos mesmos padrões de velocidade e confiabilidade do acesso das unidades da UECE em Fortaleza.

A segunda ação envolveu a instalação de rede sem fio unificada, a UECENet, para atender todas as unidades da UECE, visando suprir a carência de acesso à Internet remota apresentadas pelos pesquisadores da instituição, além de professores, estudantes e corpo técnico administrativo. Esse acesso foi potencializado por meio de sistema de autenticação e autorização centralizado, permitindo o acesso de todo esse pessoal, em qualquer espaço da UECE.

As ações realizadas qualificaram as atividades de pesquisa desenvolvidas nos campi da capital, mas, sobretudo, criaram amplas condições para o desenvolvimento das atividades de pesquisa das unidades da UECE no Interior do Estado, o que tem induzido a instalação de grupos e laboratórios de pesquisa nesses campi, e facilitado o desenvolvimento de pesquisas e criação de cursos de pós-graduação.

O projeto NetCampi tem como objetivo melhorar a rede de comunicacao de todos os 8 campi da Uece de forma a possibilitar acesso a comunicação de forma igualitaria para alunos, professores e servidores.

Segundo o vice-coordenador do Mestrado Acadêmico de Ciências da Computação da Uece, Prof. Marcial Porto Fernandez, O projeto NetCampi é constituido por 3 subprojetos: a rede sem fio, a ligação dos campi ao Cinturão Digital do Ceará e a implantação da telefonia VoIP.

Marcial Fernandez enfatizou ainda, que neste momento, foi instalado e encontra-se em funcionamento a rede sem fio UECENet. A Rede UECENet está disponível em todos os prédios dos  8 campi. Qualquer aluno, professor e servidor, que tenha um e-mail @uece.br ou @aluno.uece.br pode se conectar a rede UECENet.A tecnologia escolhida, da empresa Ruckus SA, possibilitou a cobertura de praticamente 100% da universidade e com ótima qualidade e sem desconexão, mesmo para os usuários em movimento.

Os demais subprojetos está em processo de aquisição e devem ser instalados em breve, afirmou Marcial.