Projeto do MedioTec/Funece é escolhido entre os mais exitosos do país

20 de fevereiro de 2018 - 13:52

O projeto “Estratégias Inovadoras de Acompanhamento Psicopedagógico aos Alunos Medio/Funece” foi selecionado entre os cinco mais exitosos do Brasil para ser apresentado no 1º Encontro de Avaliação do MedioTec, a ser realizado nos próximos dias 21 e 22 de fevereiro, em Brasília.

O encontro debaterá as oportunidades de aprendizagem que o programa, em seu primeiro ano, levou aos estudantes e como ele pode ser melhorado para influenciar ainda mais a vida das pessoas.

Para isso, a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), e cada uma das outras quatro instituições que tiveram seus projetos pedagógicos escolhidos, apresentarão a experiência para o público do evento. O coordenador geral do MedioTec/Pronatec/Funece e vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, estará presente para falar sobre o projeto da Instituição.

O projeto de acompanhamento psicopedagógico da Funece busca desenvolver ações inovadoras e efetivas, agregando atendimento diferenciado e individualizado ao estudante, considerando que o contexto do aluno jovem demanda atenção especializada em função dos desafios enfrentados na escola pública associados à dupla jornada de estudos (ensino médio regular e profissionalizante), às situações de vulnerabilidade social e econômica de suas famílias.

Para o coordenador geral Hidelbrando Soares,”o MedioTec tem sido um grande desafio para a Uece. Este desafio tem sido mobilizador no desenvolvimento de práticas pedagógicas e de gestão mais eficazes na produção de resultados quantitativos e qualitativos na formação destes jovens. Ao mesmo tempo, indica que estamos no caminho certo”, ressalta.

Além da Funece, as instituições Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (SP), Instituto Dom Moacyr (AC), Instituto Federal de Rondônia e Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul tiveram suas experiências também selecionadas.

O evento, realizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), discutirá indicativos, como acompanhamento de evasão escolar, para saber onde estão as dificuldades em manter os estudantes em sala, por exemplo.

A abertura do evento contará com mesa que abordará as oportunidades do programa geradas pela oferta da educação profissional para os jovens, com a participação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), um estudante do Mediotec e integrantes Setec.

Para debater os temas propostos no encontro serão realizadas dinâmicas de avaliação com temas definidos a partir do documento norteador do Mediotec: formas de divulgação dos cursos para facilitar o processo de escolha e definição pelos alunos e evitar a evasão devido a uma escolha pouco embasada; a seleção do público, que deve considerar características socioeconômicas, como maior vulnerabilidade econômica e social, e psicológicas, como atividades de interesse; além do acompanhamento psicossocial e pedagógico; processo de pactuação; acompanhamento de evasão e da oferta.

Os participantes vão avaliar os pontos positivos e sugestões de mudança apresentados durante as dinâmicas de avaliação, bem como o próprio sistema de monitoramento do programa.