Projeto de professores do CECITEC presente em Feira Internacional de Inovação

4 de outubro de 2013 - 12:37

A utilização de energia solar para fogões e fornos domésticos é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada. Dois professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) desenvolveram um modelo cujo diferencial é a utilização de materiais reciclados e reutilizados. Este projeto estará presente na 3ª Feira Internacional de Invenções, Empreendedorismo Científico e Negócios (InnovaWorld), que acontecerá de 23 a 26 de outubro, em Vitória (ES).

Quem está à frente deste modelo de forno solar são os professores do Centro de Ciências, Educação e Letras dos Inhamuns (CECITEC) Lúcio Roberto Galvão de Araújo e Vicente de Oliveira Sousa Neto. O modelo vem sendo aplicado, há alguns anos, em comunidades da Região dos Inhamuns e tem tido boa aceitação.

alt

Panelas pretas são mais adequadas para um aquecimento mais rápido.

“Desenvolver esta proposta é, sobretudo, informar as comunidades mais distantes dos centros urbanos uma condição de melhor convivência com o semiárido e a atual situação planetária no que diz respeito ao meio ambiente, alimentação e saúde, além de criar espaços que potencializem pensar sobre a vida”, ressalta o professor Lúcio Roberto.

alt

Bordadeira construindo seu forno solar em oficina na comunidade de Planalto em Arneiroz

Ele explica que a existência de forno solar não é, em si, novidade. Existem vários tipos, do artesanal ao industrializado. “Nosso objetivo, no entanto, é divulgar um modelo de forno solar barato, simples e que utiliza alguns materiais reciclados que, ao invés do destino ser os lixões, podem ser reutilizados de forma racional e produtiva”.

alt

Mulheres agricultoras e bordadeiras nas oficinas de conscientização sobre o forno solar.

Os materiais que podem ser utilizados na confecção do forno solar são caixas de papelão, cabos de vassoura, jornais, revistas, películas plásticas e placas metálicas. Qualquer pessoa que tenha um mínimo de habilidade com ferramentas básicas (como martelo, serrote, tesoura) poderá montar seu próprio forno, destaca o professor, que é também coordenador do Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da UECE, em Pacoti.

Para mais informações sobre o forno solar contactar o professor Roberto Lúcio: lucio.galvao@uece.br