Projeto de extensão Nós Propomos! realiza ciclo de debates para compartilhar vivências

26 de agosto de 2020 - 16:26

O Projeto de Extensão Nós Propomos!, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realiza o ciclo de debates “Compartilhando Vivências Nós Propomos!”. O vento teve início em julho e terá o próximo debate no dia 3 de setembro, com o tema As experiências Nós Propomos! em uma escola secundária dos Açores, Portugal. O evento será às 16h, pelo Google Meet. As vagas são limitadas.

O Projeto consiste em uma parceria da Uece, por meio do curso de Licenciatura em Geografia da Fafidam, com a Universidade de Lisboa, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, integrando diversos territórios onde o Projeto Internacional de Educação Geográfica Nós Propomos! se desenvolve.

Nas sessões do ciclo de debates são apresentadas experiências realizadas nas diversas escolas do Brasil e de outros países onde o Projeto se desenvolve. Segundo a coordenadora, professora Anezilany Gomes, as sessões têm o objetivo de difundir elementos teórico-metodológicos orientadores deste projeto internacional, bem como reforçar a importância da cidadania territorial na intervenção dos lugares onde vivem estudantes da rede básica de ensino.

Em julho e agosto foram socializadas as experiências do Distrito Federal e de Ribeirão Preto, São Paulo. Em 3 de setembro, será apresentada a experiência dos Açores, Portugal. Está prevista até o final do ano a realização de sessões com outros territórios, inclusive o de Limoeiro do Norte-CE, onde o Nós Propomos! se desenvolve desde 2019.

O Projeto obteve importantes conquistas, como a criação da Lei Municipal 2165/2020, que declara o cemitério e a capela denominados “Nossa Senhora do Carmo” Patrimônio Material Histórico Cultural e Imaterial do município de Limoeiro do Norte-CE. A promulgação da Lei resultou do trabalho realizado durante a ação extensionista em 2019 por estudantes da Escola de Ensino Médio Integral Arsênio Ferreira Maia sobre o cemitério Nossa Senhora do Carmo como patrimônio histórico de Limoeiro. O trabalho obteve o primeiro lugar na premiação do I Seminário Nós Propomos! Uece. Outra importante conquista do Projeto foi a criação da disciplina eletiva Nós Propomos nesta mesma escola de Ensino Médio.