Projeto de Extensão da Uece leva cinema nacional para alunos do ensino fundamental

28 de junho de 2016 - 12:29

“História do Brasil pelas Vias do Cinema” é um projeto de extensão da Universidade Estadual do Ceará (Uece) que visa o uso dos filmes nacionais para serem trabalhados conceitos como “memória, “narrativa”, “imaginário” e outros, com alunos de escolas do ensino fundamental, no município de Limoeiro do Norte.

alt

Atualmente o público é formando por alunos do 6° e 7° ano da Escola José Hamilton de Oliveira, situada no bairro Luís Alves.  O grupo trabalha o filme “Narrador…es de Javé”, desenvolvendo atividades para discutir os conceitos, além de aproximar os alunos da sétima arte brasileira.

O projeto da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) mantém uma página no Facebook para que os alunos se aproximem ainda mais e para que conheçam outros títulos e curiosidades sobre essas produções.

Sinopse do filme: Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.