Projeto de extensão da Uece apresenta pesquisa sobre primeiro grupo escolar de Maranguape

1 de dezembro de 2021 - 12:58

 

O projeto de extensão “Em Nome da Memória”, realizado pelo curso de Historia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), apresentou no último dia 12 de novembro resultados de suas pesquisas e ações de extensão sobre a memória da Escola Municipal de Ensino Fundamental Capistrano de Abreu, localizada em Maranguape-CE.

O evento é resultado dos diálogos e parcerias com a Secretaria de Educação de Maranguape, escolas e Prefeitura Municipal. A solenidade em que foi feita a apresentação aconteceu na escola maranguapense.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora do curso de Historia da Uece, Fatima Leitão, na ocasião foram apresentados os resultados que o projeto “Em Nome da Memória” conseguiu construir entre os anos de 2020 e 2021. De acordo com a professora e pesquisadora da Uece, a escola Capistrano de Abreu foi o primeiro “grupo escolar” do município de Maranguape, fundado em 1916.

Para a efetivação das atividades, bolsistas e pesquisadores recuperaram livros de atas, realizaram entrevistas com ex-professores e ex-alunos, produzindo um trabalho de arquivo e reflexão sobre a memória da Escola Capistrano de Abreu. “A ação do projeto Em nome da Memória é um exemplo prático da relação entre ensino, pesquisa e extensão que vem ocorrendo na Uece”, ressalta a professora Fatima Leitão.

Nessa atividade ocorre formação de licenciandos de Historia, atividades de pesquisa acadêmica com retorno à comunidade escolar de Maranguape. Fátima Leitão ressalta, ainda, o trabalho de parceria e colaboração da pesquisadora e especialista em memória, também professora do curso de Historia da Uece, Berenice Abreu de Castro Neves.

O evento aconteceu dentro da programação de comemoração do aniversario de 170 anos do município de Maranguape, oficialmente fundada em 1851.