Projeto de Extensão da Música participa de festival internacional de flautistas

5 de novembro de 2014 - 11:10

alt

O Projeto Orquestra Transversal, de Extensão de Iniciação Artística, do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), coordenado pelo professor Heriberto Porto, foi convidado para participar do XII Festival Internacional de Flautistas, que acontece em Belém (PA), de 6 a 9 de novembro, e é realizado pela Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF).

A participação da Orquestra Transversal no XII Festival Internacional de Flautistas será no VI Evento Científico, que faz parte da programação do Festival. O tema do VI Evento Científico da ABRAF é “Diversidade e contemporaneidade: vivências e desafios no ensino e performance do flautista” e constará de palestras, discussões e grupos de trabalho

O convite da ABRAF é para que o professor Heriberto faça um relato de sua experiência como coordenador do projeto Orquestra Transversal. “Acreditamos que sua contribuição, e de seus alunos, será de muita importância, afinal, uma das finalidades da ABRAF é congregar os flautistas brasileiros e incentivar o estudo da flauta no país”, ressalta o convite da Associação.

O Festival conta também com master classes e concertos de artistas internacionais como Brad Garner (EUA), Ana Maria Ribeiro (Portugal), Sibel Pensel (França), Elene Cecconi (Itália), Tadeu Coelho (EUA/BR) Jim Lyman (EUA) e Sérgio Morais (Brasil).

O XII Festival Internacional de Flautistas da Associação Brasileira de Flautistas tem o patrocínio da Fundação Carlos Gomes e a ida dos alunos da UECE a Belém teve apoio da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE).

Com orientação do professor Heriberto Porto, o grupo atualmente tem nove componentes e contempla alunos de flauta transversal tanto do bacharelado em flauta transversal quanto da licenciatura em música. Desenvolve, desde 2006, o estudo, a execução e a divulgação de repertório camerístico barroco, clássico e de linhas contemporâneas, bem como a música brasileira, popular e erudita. Estimula e acolhe ainda a produção de compositores e arranjadores locais. Incentiva a pesquisa de repertório original para a flauta, mas também as (re)criações e adaptações propostas por seus integrantes. Além da abordagem técnica e teórica sobre o instrumento, o grupo mantém um acervo de partituras e livros-métodos, e vem realizando editoração do material e catalogação digital.

Saiba mais visitando o site do XII Festival Internacional de Flautistas da Associação Brasileira de Flautistas