Projeto de cooperação do PosLA sobre pesquisa em audiodescrição vira livro

14 de junho de 2013 - 11:51

Será lançado segunda-feira, dia 17, o livro “Os Novos Rumos da Pesquisa em Audiodescrição”, organizado pelas professoras Vera Lúcia Santiago Araújo e Marisa Ferreira Aderaldo, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O lançamento será às 16h30, no Theatro José de Alencar (TJA), como parte das festividades de aniversário do teatro.

O livro é fruto do projeto de cooperação financiado pela CAPES entre a UECE e a Universidade Federal de Minas Gerais, que visa a elaboração de um modelo de audiodescrição (AD) com subsídios da multimodalidade, da semiótica social e dos estudos da tradução. Além dos estudos gerados pelo projeto no que diz respeito à AD de filmes, de teatro e de obras de arte, o projeto tem pesquisas em outras universidades que também trabalham com o tema, como a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

A audiodescrição é uma modalidade de tradução audiovisual utilizada para tornar uma produção audiovisual (teatro, cinema, televisão, obra de arte, evento esportivo) acessível para pessoas com deficiência visual por meio da tradução intersemiótica ou transmutação de imagens em palavras. A técnica é objeto de pesquisa da academia desde 2005, cujo foco relaciona-se com a busca de parâmetros de audiodescrição que atendam às necessidades das pessoas com deficiência visual do Brasil e com a formação de audiodescritores.

Com treze artigos de professores e ex-alunos do PosLA, o livro relata diversos tipos de pesquisa e destina-se a profissionais e pesquisadores da área de audiodescrição, assim como pesquisadores de outras áreas que tenham interesse na discussão da questão da acessibilidade de pessoas com deficiência visual aos meios audiovisuais. Estão diretamente envolvidos nessa discussão pesquisadores e profissionais da Letras, Linguística, Pedagogia, Fonologia, Fonoaudiologia e Comunicação Social, dentre outros.