Projeto da UECE vai planejar e promover segurança alimentar em três estados

10 de fevereiro de 2015 - 14:00

Um projeto apresentado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), por intermédio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Nutrição e Saúde Pública (NENSP), para consolidar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, foi aprovada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O projeto da UECE apresentado ao MDS visa planejar, promover, assessorar e monitorar ações que concorram para a consolidação do SISAN nos três estados, contribuindo para: elaboração e proposição de metodologia de monitoramento das ações de SAN, realizadas por estados e municípios; aperfeiçoamento dos instrumentos já existentes; capacitação de gestores públicos, conselheiros e representantes da sociedade civil; elaboração dos Planos Municipais de SAN, e fortalecimento da ação intersetorial dentro da política estadual e municipal de SAN.

Coordenadora de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do projeto, a professora Maria Marlene Marques Avila, destaca ainda que o projeto requer a formação de uma rede regional de pesquisadores trabalhando em parceria entre a UECE, como instituição proponente, e as Universidades Federais do Maranhão (UFMA) e do Piauí (UFPI), instituições parceiras na realização de pesquisas e projetos de extensão que aprofundem a compreensão das questões ligadas a segurança alimentar e nutricional da população do Nordeste brasileiro, sempre tendo como norte a necessidade de consolidação do SISAN.

São quatro as metas do projeto:

I. Assessorar gestores públicos das Câmaras ou Instâncias Governamentais de Gestão Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e atores da sociedade civil, vinculados aos Conseas Estaduais para elaboração e/ou revisão dos Planos Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional;

II. Desenvolver e implantar um sistema online para acompanhamento da implantação dos componentes do SISAN nos municípios do CE, PI e MA;

III. Capacitar gestores públicos, conselheiros e representantes da sociedade civil para elaboração e/ou revisão dos planos municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, visando a adesão ao Sisan;

IV. Assessorar os Conselhos Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseas) e as Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisans) nos estados e municípios no desenvolvimento e implantação de metodologias, mecanismos institucionais e ferramentas para o monitoramento e avaliação dos Plansans, no âmbito dos sistemas estaduais e municipais de SAN.

A estrutura física disponibilizada pela UECE para realização do projeto é composta por três laboratórios do Curso de Nutrição: Laboratório de Dietética e Análise Sensorial (LADAS), coordenado pela professora Maria Cecilia Costa de Oliveira; Laboratório de Avaliação Nutricional (LANUT), coordenado pela professora Nádia Tavares Soares, e Laboratório de Segurança Alimentar e Nutricional (LABSAN), coordenado pela professora Derlange Belizário Diniz, que é a coordenadora Operacional do projeto do MDS.

Além dos laboratórios, a estrutura organizacional conta com os grupos de pesquisa registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) integrados por docentes da UECE e núcleos de estudo que poderão apoiar o desenvolvimento do projeto:

Grupo Multidisciplinar de Políticas e Intervenções em Saúde e Nutrição

Coordenação: Professora Maria Marlene Marques Ávila – Curso de Nutrição/UECE

Alimentos e Nutrição: Ciência, biotecnologia e vigilância a saúde

Coordenação: Professora Derlange Belizário Diniz – Curso de Nutrição/UECE

Núcleo de Estudos em Nutrição e Saúde Pública – NENSP

Coordenação: Professora Maria Marlene Marques Ávila – Curso de Nutrição/UECE

Grupo de Pesquisa Práticas Urbanas

Coordenação: Professor Gerson Augusto de Oliveira Junior – Curso de História/UECE

Grupo de Estudo em Educação Alimentar e Nutricional

Coordenação: Professora Derlange Belizário Diniz – Curso de Nutrição/UECE

Leia mais:

Edital do MDS consolida conquistas da UECE em segurança alimentar e nutricional