Projeto da Uece impacta mais de mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

22 de junho de 2021 - 16:14 # # # # # # # #

 

Para a execução do projeto, Uece e Prefeitura de Fortaleza se unem na aplicação de política pública com grande alcance social.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), desenvolve, desde 2014, um grande projeto de inclusão social e de construção da cidadania chamado Areninha, que consiste na disponibilização de campos de futebol urbanizados e requalificados em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). O projeto tem como objetivo oferecer equipamentos esportivos de qualidade, em que a comunidade possa praticar atividade física e ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã.

Foto da fachada de um prédio azul claro, de um andar, com alguns losangos amarelos. Na parede consta a logomarca do projeto Escola Areninha e, do outro lado, a logomarca da Prefeitura de Fortaleza. A imagem foi feita durante o dia, com céu claro. Há, ainda, um jovem porteiro na entrada do prédio.

A partir do projeto Areninha, a Uece uniu forças com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o projeto “Escola Areninha – Esporte e Educação em tempo integral”, que conjuga e integra iniciativas na área de política educacional com política de esporte, no intuito de oferecer uma ampliação da jornada escolar para alunos de escolas municipais de Fortaleza, do 6º ao 9º ano. Atualmente, são atendidos 1.600 estudantes, em cinco Escolas Areninhas.

Coordenado pelo professor da Uece Oscar Costa Filho, o projeto é desenvolvido desde outubro de 2020, proporcionando, aos jovens estudantes do Ensino Fundamental, atividades pedagógicas nas áreas de Esporte, Matemática, Língua Portuguesa e Educação para a Cidadania.

Essas atividades são supervisionadas e coordenadas por professores da Uece e realizadas por 50 monitores, que são estudantes dos cursos de licenciatura em Educação Física, Matemática, Letras, Pedagogia, Geografia, Ciências Sociais e História, da Uece. Os monitores foram escolhidos por meio de processo seletivo para o projeto no qual eles têm a oportunidade de construir e exercitar a experiência docente, como explica a coordenadora pedagógica do projeto e professora da Uece, Ciza Viana. “São alunos dos cursos de licenciatura da universidade, que já estão no exercício do estágio, também aprendendo e já agregando, no seu percurso formativo, aprendizagens significativas para se tornarem mais aptos na condição de futuros professores”.

A coordenadora pedagógica pontua também outros motivos que evidenciam a importância do Escola Areninha. “Entre outros pontos, ele integra esporte e educação. Aqui o esporte é o eixo estruturante, inclusive, as atividades, os conteúdos e o material didático disponibilizados têm essa característica da integração, da interdisciplinaridade, das quatro áreas de conhecimento. Outro importante ponto é que, com a proposta, busca-se cumprir a meta do Plano Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação de Fortaleza, que prevê ampliação do atendimento em escolas de tempo integral”.

Imagem feita no espaço virtual do Google Meet. Em espaço de descrição do evento, diz Formação de coordenadores e supervisores arenas. Há oito pessoas de um lado da tela e do outro está sendo projetado um slide.

Devido à pandemia, o Escola Areninha provisoriamente vem desenvolvendo as atividades de forma remota. Coordenadores e supervisores utilizam salas virtuais, assim como os estudantes inscritos no projeto, que participam de aulas e de outras atividades no contraturno das aulas nas escolas. Ciente da dificuldade de alguns alunos, o projeto busca alternativas para diminuir a evasão, como a ampliação do prazo para entrega de exercícios e o acesso fácil de comunicação com os monitores, por WhatsApp e por outros meios digitais.

Após a pandemia, os alunos contarão com aulas na modalidade presencial, em que terão disponíveis as Escolas Areninhas com espaços educacionais associados, como salas de aula e refeitórios.

Entre as atividades do Escola Areninha, estão também o desenvolvimento de materiais e de metodologias, preparação dos monitores e dos supervisores no conteúdo a ser trabalhado, integração de iniciativas que ocupem o tempo dos alunos com aprendizagens significativas, de modo a minimizar os riscos às vulnerabilidades a que estão expostos nas suas comunidades, ampliação do tempo dedicado aos conteúdos que compõem as matrizes curriculares de Matemática e de Língua Portuguesa, propostas pelo Documento Curricular Referencial do Ceará, fortalecimento de iniciativas que favoreçam o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente, assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades (ODS 3) e assegurar a educação inclusiva e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (ODS 4) e, ainda, contribuição para reduzir a evasão escolar e melhoria dos indicadores educacionais.

Integram também a equipe do projeto Escola Areninha, os professores da Uece Germana Paixão (coordenadora administrativo-financeira), Ricardo Catunda (coordenador da área de Esporte), Carolina Pereira (coordenadora da área de Matemática), Lucineudo Machado (coordenador da área de Língua Portuguesa), Keila Haiashida (coordenadora da área de Cidadania), Ana Maria Lima e Giselly Holanda (supervisoras).