Projeto da UECE foi um dos 34 semifinalistas em edital com mais de 45 mil inscritos

20 de novembro de 2014 - 10:26

Um projeto da Universidade Estadual do Ceará (UECE) ficou entre os 34 semifinalistas de um edital de ciência e inovação do Banco Santander que teve mais de 45 mil inscritos em 10 edições. Intitulado “A Técnica da Corrente Reversa Aplicada à Sonda Lambda Para o Controle da Combustão Industrial”, o projeto é dissertação da tese de mestrado defendida este ano pelo aluno César Vinicius Mota da Silva.

O orientador de César foi o professor Lutero Carmo de Lima, do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas, que também já foi finalista deste prêmio em edições passadas. “O meu nome aparece na listagem da premiação porque tinha que colocar uma pessoa como responsável, mas o mérito é todo do aluno”.

O professor Lutero explica de forma prática do que se trata o projeto semifinalista. O controle da combustão industrial reduz a poluição atmosférica, reduzindo também o consumo de combustível. O problema é que um monitor desta natureza em empresa grande porte pode custar até R$100 mil, um gasto que pequenas e médias empresas não podem ter.

A solução apresentada no projeto semifinalista do edital Santander de ciência e inovação é adaptar uma sonda lambda para automóveis, que pode ser comprada em qualquer loja de peças automotivas, para a indústria, através da criação de um sistema eletrônico que faz o controle da combustão industrial, reduzindo, portanto, os níveis de poluição.

“A pequena indústria não tem controle da combustão que produz, somente as grandes têm e é perfeito. Mas muitas vezes o valor do monitor é o que o industrial ganha o ano inteiro. Com até mil reais, no entanto, monta-se um controle na combustão industrial, ideal para as pequenas indústrias, como padarias, beneficiamento de castanha, olarias, entre outras”, diz o professor.

A previsão, segundo ele, é que as empresas incubadas da UECE irão desenvolver o projeto de adaptação da sonda lambda para os pequenos industriais, disponibilizando o produto final para o mercado e assegurando assim mais uma fonte de renda.