Projeto da Uece/Dell será ampliado no Ceará

21 de agosto de 2015 - 19:59

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, e o vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, estiveram presentes na tarde desta quinta-feira, 20, em reunião na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com o secretário Inácio Arruda, e equipe de presidente, diretores, gerente municipal e executivo da empresa Dell Brasil.

alt

Com o encontro, a Dell teve como objetivo propor a ampliação do projeto do Laboratório de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência (LE@D), criado em parceria com a Uece, por meio do Instituto de Estudos, Pesquisa e Projetos da Uece (Iepro) e Pró-Reitoria de Extensão (Proex). O LE@D tem como missão pesquisar e desenvolver soluções de ensino a distância que aumentem as oportunidades de empregabilidade de pessoas com deficiência no Brasil.

alt

Durante a realização da proposta foram apresentados números que mostram que “esse é um projeto de sucesso” como enfatizou o gerente de projetos de Inovação da Dell Fortaleza, Eder Soares. Há um ano foram ofertados gratuitamente cursos de Desenvolvimento de Software Java na modalidade a distância e acessíveis para pessoas com surdez, através da tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras), e para pessoas com deficiência física, com diversas adaptações ergonômicas que facilitam a navegação na plataforma. O resultado foi mais de 4.000 pessoas inscritas, inclusive de outros estados, 300 pessoas qualificadas e 70 pessoas, com algum tipo de deficiência, contratadas no Ceará.

De acordo com presidente da Dell Brasil, Luis Gonçalves, a ampliação do projeto dará oportunidade dessas pessoas competirem de igual para igual no mercado de trabalho. “A intenção é colocar a plataforma à disposição do Estado para que isso aconteça”, completou o diretor executivo do Iepro, Plácido Castelo Neto.

Inácio Arruda reconheceu a importância e potencial do projeto. “Com isso se oferece uma oportunidade para pessoas com deficiência, mas também para a juventude. A plataforma à distância possibilita acesso em todo e qualquer lugar com internet, inclusive nas escolas. (…) Temos todo interesse”, finalizou o secretário.

alt

“A missão da Uece é também produzir, fazer pilotos que possam ser ampliados. Ela poderá “incubá-los” para que, posteriormente, sejam transformados em políticas públicas”, disse o reitor Jackson Sampaio.

Arruda deixou ainda o convite à equipe da Dell para participar do Seminário +TICeará: Conhecimento, Oportunidades e Desenvolvimento, que acontecerá segunda-feira, 24, na Assembleia Legislativa do Ceará.

Esteve também presente no encontro o professor da Uece e coordenador do LE@AD, Francisco Carlos de Mattos Oliveira.

Saiba mais

O Laboratório de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência – LE@D, foi criado pela Dell, em Fortaleza, através da parceria com a Universidade Estadual do Ceará, para pesquisar e desenvolver soluções de ensino a distância que aumentem as oportunidades de empregabilidade de pessoas com deficiência no Brasil.

O resultado desse trabalho foi a criação de uma plataforma online e um aplicativo Android, com diversos cursos e inúmeras ferramentas agregadas, que facilitam a aprendizagem do aluno e tornam o ensino acessível. Todas as soluções desenvolvidas são testadas por um grupo de pessoas com deficiência que aferem a qualidade e acessibilidade dos produtos.

A inovação das soluções criadas pela Dell é reconhecida pela comunidade científica nacional e internacional, e já foi apresentada em diversos congressos realizados em Atenas/GR, no Kansas/USA, e nos principais eventos sobre educação realizados no Brasil.
A equipe da Dell é multidisciplinar, composta por pesquisadores, analistas de sistemas, analistas de testes de software, desenvolvedores, especialistas em acessibilidade, tradutores e intérpretes de libras, pessoas com deficiência que realizam todos os testes de software, entre outros profissionais, que compartilham o mesmo objetivo, de mudar a realidade social e econômica do Brasil através de uma educação acessível para todos.