Projeto em saúde pública é voltado para comunidades ueceana e do entorno do Itaperi

6 de junho de 2013 - 12:11 #

Com o intuito de contribuir para a democratização da prática de atividade física junto à população situada nos arredores do Campus do Itaperi e também professores, alunos e servidores, o curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE) está lançando o projeto “Caminhando pela Vida (CAPEVI)”, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

O projeto nasceu, segundo seu coordenador, professor Adriano César Carneiro Loureiro, da presença de “pessoas caminhando e/ou correndo nos parques, praças e calçadas. Na UECE, por possuir um Campus, o Itaperi, amplo e com muitas áreas verdes, esse fenômeno também ocorre. Mas esta prática esportiva não possui nenhum acompanhamento sistematizado por profissional apto”.

“Também observando as comunidades aos arredores do Campus do Itaperi percebe-se que estas estão desprovidas de políticas públicas de esporte e lazer”, destaca o professor. “Estas comunidades não têm espaços adequados para a realização de suas práticas esportivas e de lazer, e estão, de certa forma, excluídas do processo de democratização do esporte”.

Segundo o professor, para suprir carência de atividades esportivas e de lazer desta comunidade, de seus professores, funcionários e alunos, além de cumprir um dos pilares da universidade que é a extensão de seus programas e o atendimento à comunidade intra e extra-muros da UECE, o CAPEVI pretende proporcionar, de forma adequada, e monitorar a prática direcionada de caminhadas e corridas no Campus do Itaperi.

Com isso, pretende-se contribuir para uma prática mais consciente e segura, além de agregar às caminhadas e corridas valores educativos, de integração e de bem-estar social e cuidados técnicos, com avaliações físicas, coleta de medidas antropométricas, dobras cutâneas, frequência cardíaca de repouso e pressão arterial.

Para maiores informações entrar em contato pelo telefone 3101 9807.