Projeto da Feclesc/Uece ganha investimento de R$ 100 mil

18 de dezembro de 2018 - 16:19

O projeto de extensão “Ciente”, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), campus da Uece em Quixadá, foi selecionado pelo Instituto Serrapilheira, instituição privada sem fins lucrativos que tem como um de seus objetivos apoiar a divulgação científica no Brasil.

Foram 871 projetos inscritos e apenas 14 foram selecionados para serem beneficiados com o investimento de até R$ 100 mil. Entre os selecionados, o “Ciente”, que tem à frente o professor da Uece e biólogo Hugo Fernandes-Ferreira. O projeto conta, atualmente, com o programa “Zoa”, apresentado pelo docente na TV Jangadeiro. O professor ainda apresenta a coluna Tribuna Científica, na rádio Band News.

De acordo com o biólogo, essa é uma iniciativa inovadora que atinge diversos setores da sociedade. “Estamos conseguindo atingir todas as classes sociais, principalmente as mais pobres, para falar sobre Ciência. Na era das chamadas ‘fake news’ e da pós-verdade, isso representa um passo muito importante rumo a um Ceará mais informado e mais iluminista. E é ótimo que a Uece esteja trilhando esse caminho. É uma forma muito direta da universidade dar retorno para a sociedade que a financia”.

O Zoa é líder de audiência no estado do Ceará, atingindo cerca de 700 mil domicílios, mais de 1,3 milhões de pessoas anualmente. De acordo com informações do site do Ciente, a maior parte dos telespectadores é mulher, adulta e de baixa renda, exatamente o perfil “menos atingido pela divulgação científica no Brasil”.

Com o investimento, o Ciente realizará dois programas semanais na televisão, um programa bissemanal no rádio, além de apresentações e eventos para jovens da periferia de Fortaleza. Para diversificar esse alcance, fará uma parceria com a Prefeitura de Fortaleza para levar ciência para a Rede Cuca, que coordena três instalações localizadas na periferia e atende milhares de jovens.

O projeto da Uece foi selecionado por meio do programa Camp Serrapilheira, composto de uma chamada pública e um evento. Das mais de 800 propostas inscritas, 50 foram pré-selecionadas para participarem, no último mês de setembro, do evento realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, com workshops, sessões de apresentações de projetos e de trabalho conjunto. Após apreciação dos projetos, os 14 melhores foram selecionados.

Clique aqui e veja o vídeo de apresentação do projeto Ciente.