Dissertação de Mestrado de Profissional do DI Atende Área de Saúde do Ceará

14 de outubro de 2011 - 13:54 #

Mais um dos profissionais de “ponta” do Departamento de Informática (DI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Marcos Eduardo da Silva Santos, acaba de defender a sua Dissertação de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Computação Aplicada (MPCOMP). “Proposta de Sistema de Apoio a Serviços Domiciliares de Saúde, Baseado no Meddleware Ginga” é o tema da dissertação abraçado pelo novo mestre, que contribuiu com o projeto Ginga CDN (Code Development Network), juntamente com pesquisadores do IFCE, e faz parte do projeto LARIISA, que propõe um modelo orientado ao contexto para tomada de decisão em saúde no Ceará.

Explica Marcos Eduardo que o projeto de sua Dissertação de Mestrado trata de utilizar tecnologias da internet, sensores e o middleware brasileiro Ginga, em apoio a serviços de Home Health Care (cuidado domiciliar de saúde). Acrescenta ainda, que a sua Dissertação propõe o uso de recursos computacionais para ancorar os seguintes serviços: apoio a administração de medicamentos; monitoramento de sinais vitais; exibição de dicas de saúde; e envio de mensagens à pacientes em seus lares.

A banca examinadora do Mestrado de Marcos Eduardo da Silva Santos contou com a participação dos professores: Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade (UFC), médico, atual Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde; Dra. Verônica Lima Pimentel de Sousa (UECE), vice-coordenadora do MPCOMP; Dr. Antônio Mauro Barbosa de Oliveira (UECE), orientador, colaborador permanente do MPCOMP; Dr. Luiz Fernando Gomes Soares (PUC-RIO), professor titular, principal pesquisador responsável pelo desenvolvimento do middleware Ginga-NCL do Sistema Brasileiro de TV Digital.

Ao falar sobre o mestrado que acaba de concluir, Marcos Eduardo foi enfático: todo conhecimento adquirido com as experiências em pesquisa, durante o curso, será utilizado na vida profissional, bem como, nas instituições ou empresas nas quais presta serviços. Ao se referir ao Departamento da UECE, onde trabalha, observou que faz parte de uma equipe que busca por seu aperfeiçoamento, contando com três profissionais com diploma de mestrado, três de especialização e seis mestrandos em computação. Apostar no conhecimento, com certeza, contribuirá para aperfeiçoar o perfil profissional da Universidade, conclui Marcos Eduardo.

Fonte / Informação: Marcos Eduardo – 3101-9994