Projeto Bromélia entrega seus primeiros certificados

27 de junho de 2011 - 16:38 #

Na última terça-feira (21/06), o Projeto Bromélia de inserção sócio-produtiva entregou os seus primeiros certificados. A solenidade de certificação foi presidida pelo Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Assis Araripe, no auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados, no Campus do Itaperi. O projeto piloto é financiado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica, coordenado pela UECE, em parceria com o Instituto Aliança, Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos (CDH) do município de Fortaleza.

O Projeto Bromélia de inserção sócio-produtiva de política integrada de atendimento, proteção e capacitação de jovens para o trabalho, com ênfase no desenvolvimento pessoal como garantia de reintegração social, que beneficia adolescentes entre 16 a 18 anos, em situação de risco. Essa é primeira experiência de trabalho e de uma jornada de qualificação profissional em condição de maior vulnerabilidade desses jovens. Para um dos concludentes, o projeto nos trouxe de volta ao convívio familiar, sem o apoio deles seria impossível transpor mais uma etapa da vida.

Para o reitor Assis Araripe, é emocionante ver um projeto como este, de política social voltado para modificar as pessoas. Assis Araripe enfatizou ainda, que é impossível haver transformação sem educação. Precisa-se valorizar mais e mais a educação.

Segundo a professora Graça Gadelha, articuladora do Projeto Bromélia, aqui na nossa universidade a gente coloca em prática o Estatuto da Criança e do Adolescente, se você acredita na potencialidade dessas pessoas a gente consegue. O Projeto Bromélia já nasceu belo, finalizou Graça Gadelha.

O curso nesta edição beneficiou cerca de 20 alunos, 18 deles foram inseridos pela aprendizagem oferecendo capacitação em diversas áreas, a exemplo de pequenos ofícios, educação, artes, saúde, sexualidade, sempre integrando a aprendizagem prática com os valores inerentes ao Projeto Bromélia: solidariedade, fraternidade, amizade, amor e ética, etc. Três alunos já estão trabalhando formalmente.

O evento contou com a presença do Vice-Reitor da Uece, professor Antonio de Oliveira Gomes Neto, da Pró-Reitora de Extensão, professora Celina Ellery, da educadora do Instituto Aliança, Ilma Oliveira, da assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Município de Fortaleza, Cristiane Gadelha, da coordenadora do Projeto Bromélia, professora Ivana Carneiro, da coordenadora Pedagógica Regional do com.dominio digital, professora Eveline Correia, da professora Nininha Porto. Da CDH compareceram o titular, Marcelo Uchôa, e o assessor Judson Holanda. Estavam ainda presentes, representantes de entidades envolvidas diretamente no programa, além de observadores de inúmeras outras instituições públicas e privadas, que se destacaram pelo desenvolvimento do trabalho em prol da defesa da criança e do adolescente.