Programa Renorbio forma primeiro doutor

10 de março de 2009 - 10:56 #

 

O programa Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) forma o seu primeiro doutor. O aluno Ralph Santos Oliveira defendeu a tese intitulada “Utilização da Revisão Sistemática com Metanálise como Metodologia de Formulário Nacional em Radiofarmácia: Formação de um Modelo de Protocolo Técnico-Científico e Referência Nacional”. A orientadora do trabalho foi a pesquisadora, professora Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão da Universidade Federal Rural de Pernambuco  (UFRPE), onde ocorreu a defesa de tese, no último mês de fevereiro.

O projeto Renorbio foi a primeira proposta de porte regional formalmente submetida e aprovada pela CAPES na área de Biotecnologia. O programa é coordenado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e tem com a instituição pernambucana (UFRPE) como uma das associadas. A Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) foi concebida para estimular a produção científica e a participação do Brasil nos avanços da biociência para reduzir a fome e minimizar graves problemas de saúde pública.

A solenidade com as presenças dos docentes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), José Ferreira Nunes e Paula Lenz Costa Lima, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE, professora Antonia Sherlânea Chaves Veras, e da coordenadora do programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, professora Maria Madalena Pessoa Guerra.

A partir do programa, a visão que se descortina é que o Nordeste gradativamente consolidará núcleos de excelência em Biotecnologia, fazendo convergir sua competência no sentido da utilização plena de seus recursos. Também, a indústria de Biotecnologia no Nordeste pode ser beneficiada por uma ação de coesão, resultando em um processo de estruturação segundo padrões de competitividade global.