Programa Especial de Formação Pedagógica forma a 28ª turma

10 de abril de 2012 - 20:08 #

Com os 36 formandos, que acabam de colar grau, o Programa Especial de Formação Pedagógica (NECAD) do Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ao longo de seus 16 anos de existência, chega à marca dos 2.600 bacharéis ou tecnólogos, prontos para atender o sistema de ensino, carente de profissionais, principalmente, a área das exatas (Química, Física, Biologia e Matemática). A solenidade de colação de grau dos concludentes da 28ª turma, batizada com o nome “Redescobrindo o Conhecimento”, patrono e paraninfo “Deus” e “Nossos Familiares”, respectivamente, aconteceu às 16h, da última quarta-feira ((04/04), no Auditório Paulo Petrola da Reitoria, no Itaperi, presidida pelo Vice-Reitor da Uece, professor Antônio de Oliveira Gomes Neto, no exercício da Reitoria.

Depois de serem homenageados pela Banda de Música da Polícia Militar, os concludentes ouviram o discurso do orador discente, Jorge Gomes Marinho, do Curso de Matemática, que falou da alegria de estarem ali para celebrar mais uma das muitas vitórias de suas vidas. Citou textos de Confúcio, escritos 500 anos antes da era cristã, que, em poucas linhas emprega quatro vezes a palavra conhecimento e lembrou que aquela turma intitula-se “Redescobrindo o Conhecimento”. Jorge enfatizou também, que foi para redescobrir o conhecimento que “há exatos 486 dias, adentramos aos portões desta instituição.

Em seguida, falou o orador docente, professor Expedito Wellington Chaves Costa. Disse que era com satisfação ver uma turma de formandos que já tinha graduação, concluir, naquele momento, um novo curso que representava a opção pelo magistério, o fechamento de uma das etapas da vida desses formandos, ao mesmo tempo em que lhes é imposto o desafio de formar novas gerações, cidadãos conscientes e capazes de assumir o papel de agentes transformadores do seu contexto histórico. Enfatizou que o NECAD do Centro de Educação estava vivendo um dia especial em sua história com a colação de grau daquela turma do Programa Especial de Formação Pedagógica. Lembrou que formar professores, pesquisadores, e por excelência, formadores de opinião, é uma das atribuições da universidade

Durante a solenidade, os formandos homenagearam os seguintes professores: Damião Cândido de Sousa; Edite Colares Oliveira; Expedito Wellington Chaves Costa; Francisco de Assis Camelo Parente; Gilberto Telmo Sidney Marques; Glaucia Mirian Oliveira Souza; Maria da Penha Baião Passamai; Maria Ivonisa Alencar Moreno; Ofélia Alencar de Mesquita; e Valberto Porto Barbosa. A Homenagem Especial foi para a secretária do curso, Elizabeth Alves do Nascimento – Bete, e para Maria Rozemeire Bezerra da Silva “in memorian”.

Em seguida, foram realizados o juramento e a outorga de grau. A Pró-Reitora de Graduação, professora Lineuda Murta, entregou ao Vice-Reitor Antônio de Oliveira Gomes Neto, no exercício da Reitoria, as listas com assinatura dos graduandos, a serem anexadas à Ata da solenidade especial de Colação de Grau. Os novos formandos do Programa Especial de Formação Pedagógica são, agora, licenciados em Biologia, Matemática, Química e Física.

O concludente Antônio Átila Pereira da Silva, graduado em Economia, decidiu licenciar-se, agora, em Matemática. Ao estagiar no Colégio Filgueiras Lima, da Prefeitura de Fortaleza, recebeu, na ocasião, convite para ser professor daquele colégio. Recusou o convite, mas disse que não vai parar de lecionar e que já conta com uma pequena turma de alunos para aulas particulares.  Disse Átila, que realmente tem aptidão pelo magistério e já está se preparando para realizar concurso público, porque quer mesmo é ensinar. Quer, através da prática, transmitir tudo que aprendeu no conhecimento teórico. Para ele, ser aprovado num concurso para professor é exercitar a prática da didática que lhe foi ensinada e encerrou destacando que: “levar o conhecimento a uma sala de aula faz parte de minha realização de vida”.

A solenidade de colação de Grau contou com a presença também do Diretor do Centro de Educação, José Nelson Arruda Filho, coordenadora do NECAD, professora Edite Colares de Oliveira, coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica, professora Silvina Pimentel Silva, familiares dos formandos, professores, servidores, convidados, entre outros.