Programa Especial de Formação Pedagógica forma 43 novos professores

25 de fevereiro de 2011 - 20:39 #

A colação de grau dos 43 novos professores para o ensino médio e fundamental, que acabam de concluir o curso Especial de Formação Pedagógica, turma 2010.1, do Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi na tarde desta quinta-feira (24/02), no Auditório Professor Paulo Petrola, da Reitoria, no Campus do Itaperi, em solenidade presidida pelo Reitor da Uece, prof. Francisco de Assis Moura Araripe. Ao abrir a cerimônia, o Reitor passou a palavra ao representante dos concludentes, Alex Kaster.

Ao discursar, Alex Kaster falou das experiências vividas pelos 43 formandos, que “se desdobraram em milhões de infinitas possibilidades de vida e experiências”. Para ele, foi mais que representar uma turma, “é ser a própria turma que, em meio a tantos nomes, funde-se em uma palavra especial denominada esperança”. Em seguida, falou a oradora docente, professora Maria Auricélia da Silva, destacando a sua satisfação com a formação de professores, em que ela disse ser “uma das atribuições da universidade, que exige reconhecer o lugar do professor no contexto escolar como um dos atores do fazer pedagógico e mediador dos processos de ensino e aprendizagem”. Professora Auricélia enfatizou também que, “a universidade oferece instrumentos necessários à aquisição de sberes que constituem importantes instrumentos ao trabalho docente”.

Os novos formandos são dos cursos de Biologia, Matemática, Química e de Física foram representados no ato de juramento e entrega de outorga de grau pelos colegas de turma: Aurélio Magno Lopes de Oliveira (Biologia); Francisco Moacir Tavares (Matemática); Alano de Lima Pitombeira (Química); e Diana Cardoso Oliveira (Física). Após as formalidades da colação de grau, o Reitor Assis Araripe, na sua fala, disse que é “de suma importância a Uece formar professores nas diferentes áreas do conhecimento. Discute-se, hoje, no país, de quem é a responsabilidade da educação. Sabe-se, que é da União. Hoje, as Instituições de Ensino Superior Públicas são detentoras de mais de 50% dos alunos”.

O Reitor acrescentou que “temos que trabalhar de forma sistémica para formar os nossos profissionais. Enfatizou que no Governo anterior, o presidente, que foi um trabalhador, criou 17 universidades”. Assis Araripe parabenizou os concludentes e destacou que 36 lograram êxito, em concursos públicos. Na ocasião elogiou o professor Gilberto Telmo Sidney Marques pelos trabalhos realizados em prol da Uece e lembrou que ele foi um dos criadores da Faculdade de Educação, Ciências de Letras de Quixadá (Feclesc).

“Rompendo Limites e Conquistando o Saber!!” é o nome da turma dos novos formandos, que tem como Patrono “Deus”, Paraninfo “Nossos Familiares”, oradores docente e discente, professora Maria Auricélia da Silva e Alex Kaster, respectivamente, Antônio Cláudio Barros Barreto fez o juramento, como representante os 43 formandos, e a homenagem especial foi para a secretária do Programa Especial de Formação Pedagógica, Elizabeth Alves do Nascimento.

Os formandos homenagearam também os seguintes professores: Maria Auricélia da Silva; Francisco de Assis Camelo Parente; Karla Angélica; Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro; Maria Ivonisa Alencar Moreno; Jones Baroni Ferreira de Menezes; Gilberto Telmo Sidney Marques; e Gláucia Mirian Oliveira.

Criado em 1996, o Programa Especial de Formação Pedagógica licencia bacharéis para lecionar disciplinas como física, química, biologia e matemática do ensino médio e fundamental. Com os 43 novos formandos, o programa comemora a marca de 2.611 bacharéis. Para o diretor do Centro de Educação (CED), professor Nelson Arruda, setor que gerencia o Programa, essa é uma marca que deve ser celebrada. É a contribuição da Uece para a formação de professores do Estado do Ceará.