Programa de Residência em Medicina Veterinária faz a diferença na cidade de Guaiuba-CE

30 de julho de 2019 - 16:47 # # # #

 

Uma parceria entre a Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Favet/Uece) e a Prefeitura do Município de Guaiuba está gerando melhorias na saúde. Os médicos veterinários residentes da 1a turma do Programa de Residência Médica em Área Profissional da Saúde/Medicina Veterinária, organizaram e ministraram um Ciclo de Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município.

O ciclo de palestras visou desmistificar e ensinar a função do Médico Veterinário na Saúde Pública; facilitar a rotina de seus trabalhos, atualizar e formar multiplicadores de conhecimentos sobre acidentes com animais peçonhentos, raiva e leishmaniose visceral canina. Acrescentando melhorias, também elaboraram e distribuíram um Guia de Bolso sobre esses temas, para que sirvam como fonte de pesquisa rápida no campo.

Com seleções anuais, o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde/Medicina Veterinária da Favet/Uece possui ênfase à formação profissional voltada à Saúde Animal e, consequentemente à Humana, por meio das várias ações que realiza junto aos órgãos públicos nas esferas estadual e municipal. O Programa de Residência complementa o rol de profissionais relacionados com a área de Saúde da nossa região.