Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias chega aos 25 anos

22 de outubro de 2015 - 13:52

alt

Com nota 6, em escala de 1 a 7, na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), completa nesta quinta-feira, dia 22, seus 25 anos de existência.

O PPGCV, atualmente coordenado e vice-coordenado, respectivamente, pelos professores Dárcio Teixeira e Davide Rondina, comemora seu jubileu com muitas conquistas alcançadas ao longo dos anos, como narra aqui o professor do Programa, Vicente José de Figueirêdo Freitas:

Em 22 de outubro de 1990, em reunião do CONSU, era aprovada a criação da primeira pós-graduação stricto sensu da UECE, o Mestrado em Produção e Reprodução de Pequenos Ruminantes. Este curso teve na pessoa do professor José Ferreira Nunes seu principal mentor e coordenador por seis anos ininterruptos (1991-1996), enfrentando as maiores dificuldades que sempre vêm com as ações pioneiras.

A partir de 1996, com a chegada de diversos docentes titulados em diferentes áreas, tornou-se imprescindível uma mudança estrutural no curso, a qual ocorreu somente em 1999 na gestão de Manassés Claudino Fonteles (reitor) e José Jackson Coelho Sampaio (pró-reitor de pós-graduação e pesquisa). Assim, o curso passou a denominar-se Mestrado Acadêmico em Ciências Veterinárias. Em 2000 foi criada a primeira turma de doutorado e logo em seguida a CAPES aprovou a criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV). Atualmente, o PPGCV possui uma só área de concentração (Reprodução e Sanidade Animal) com duas linhas de pesquisa: reprodução e sanidade de pequenos ruminantes e reprodução e sanidade de carnívoros, onívoros, herbívoros e aves.

O PPGCV é hoje uma referência nacional em pós-graduação na área de Medicina Veterinária e tem sido procurado por profissionais de diversas áreas ligados às ciências veterinárias e biológicas. Na duas últimas avaliações realizadas pela CAPES (triênios 2007-2009 e 2010-2012), o PPGCV recebeu nota 6 (seis), isto em uma escala que vai de 3 a 7, o que coloca este programa em um seleto grupo de pós-graduações do país.

Na diversas edições do Prêmio CAPES de Tese, o PPGCV já foi agraciado em seis edições, seja pela Melhor Tese na área de Medicina Veterinária ou como Menção Honrosa. Este desempenho vem confirmar o elevado nível de pesquisa que é realizado no programa.

PPGCV realiza evento para comemorar 25 anos de existência