Programa de extensão Viva a Palavra presente na Bienal Internacional do Livro do Ceará

13 de agosto de 2019 - 12:20 # # # #

O programa de extensão da Universidade Estadual do Ceará (Uece), “Viva a Palavra: Circuitos de Linguagem, Paz e Resistência da Juventude Negra na Periferia de Fortaleza”, coordenado pela professora Claudiana Alencar, integrará a programação da 13ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontecerá no período de 16 a 25 de agosto de 2019, no Centro de Eventos do Ceará, com o tema “As cidades e os livros”.

O Viva a Palavra une esforços para o enfrentamento à violência e colabora na inclusão social de jovens em condição vulnerável, resultando em um exemplo bem-sucedido do importante diálogo entre o ambiente universitário e a comunidade, na perspectiva de fortalecer práticas de letramento crítico da juventude residente nas comunidades do entorno do Campus Itaperi, em Fortaleza.

Professora Claudiana Alencar conta que ficou emocionada pela forma que chegou o convite para a Bienal. “O convite partiu dos próprios coletivos juvenis de bibliotecas livres e comunitárias de Fortaleza, a partir do trabalho que realizamos cartogrando os diversos letramentos de reexistência juvenis”.

A coordenadora fala ainda o que a presença na Bienal representa para o programa. “Pesquisar e intervir com ações de extensão em práticas de mediação de leitura, como círculos de leitura, contação de histórias, saraus, atos cenopoéticos dentre outras atividades realizadas pelo Viva a Palavra significa uma constante soma de saberes, mas, sobretudo, uma troca de afetos e um reconhecimento de que estamos juntos na luta pelo direito de nossa juventude existir! Estar na Bienal é conferir visibilidade para todas essas práticas juvenis que já ocorrem na periferia de Fortaleza, práticas da arte da palavra como arma de transformação”.

No evento, o programa de extensão da Uece estará presente no dia 19, com o bate-papo “Como escrever o Brasil”; no dia 20, com mediação de leitura, juntamente com a Rede Palavra Livre; no dia 21, com o espetáculo Ato Cenopoético Viva a Palavra; e no dia 25, com Poemas de Brincar; além da Leitura Rede Palavra Livre, que será realizada nos dias 21 a 24 de agosto.

A Bienal é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e apoio do Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

De acordo com o Governo do Estado, entre público espontâneo e escolar, a Bienal do Livro registrou, nas duas mais recentes edições, uma média de 55 mil visitantes/dia, que acompanham a programação temática, com atividades para o público infantil, juvenil e adulto. A Bienal também movimenta o mercado, reunindo editores, livreiros, distribuidores e autores independentes, numa grande feira de livros.

Entre os curadores da XIII Bienal, está o professor do curso de Letras da Uece, Carlos Vasconcelos. Haverá ainda na programação a participação de outros docentes da Uece, como Cleudene Aragão (escritora) e Sarah Diva Ipiranga (pós-doutora em Literatura Brasileira).

Participação do Programa Viva a Palavra na Bienal Internacional do Livro do Ceará:

Dia 19/08 – 19h
Bate-papo Como Escrever o Brasil
Maria Valéria Rezende (PB)
Mediação: Claudiana Alencar (CE)
Local: Sala A Rua e o Mundo – Mezanino 2

Dia 20/08 – 9h às 20h
Mediação de Leitura: com a Rede Palavra Livre, formada por três coletivos para atuar nessa Bienal – Viva a Palavra(CE), Jangada Literária (CE) e Livro Livre CE (CE)

Dia 21/08 – 18h30
Espetáculo Ato Cenopoético Viva a Palavra, com roteiro de Ray Lima e direção de Jair Soares

Dias 21 a 24/08 – 10h às 20h
Leitura Rede Palavra Livre – Viva a Palavra(CE), Jangada Literária (CE) e Livro Livre CE (CE)