Programa da União Europeia prioriza geração de excelência científica

4 de abril de 2014 - 17:24

Gerar excelência científica, promover a liderança industrial e fazer face aos desafios sociais. Estas são as prioridades do Horizonte 2020, novo Programa de Pesquisa da União Europeia para financiar a pesquisa e a inovação na Europa. O programa será apresentado à comunidade científica do Estado do Ceará segunda-feira, dia 7, a partir das 8h30, no Auditório Paulo Petrola da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

O principal objetivo do Horizonte 2020 é contribuir de forma efetiva, usando a ciência, a tecnologia e a inovação para gerar desenvolvimento, crescimento econômico e oportunidades de emprego. O Programa é aberto à participação mundial por meio de consórcios e dispõe de um orçamento de 80 bilhões de Euros ao longo dos seus 7 anos de duração (2013 à 2020).

A abertura do evento será feita pelo reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, e pela embaixadora Ana Paula Zacarias, chefe da Delegação da UE no Brasil. Em seguida será feita a apresentação do Programa Horizonte 2020, por Piero Venturi, chefe do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil.

A partir das 11h30 e até às 13h, haverá o painel “Desafios e oportunidades de negócios entre a Europa e o Estado do Ceará em Ciência e Inovação com foco em energias renováveis”, do qual participarão representantes da Bélgica, da França, da Polônia, da Dinamarca.

A participação do Ceará neste painel ficará cargo de dois professores da UECE, ambos do Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas: Emerson Mariano da Silva, sobre “Previsão de Potencial Solar e Eólico em Regiões Semiáridas”, e Mona Lisa Moura de Oliveira, sobre “Geração de Energia e Poluição Atmosférica”.

O evento será o primeiro de uma série de seminários que serão organizados por todo o Brasil pelos Países Membros e pela União Europeia em parceria com instituições estaduais. Esta é uma iniciativa de informação designada “Tour do Brasil” e tem por objetivo apresentar em vários estados do Brasil o que os países europeus estão fazendo e abrir novos caminhos para parcerias regionais.

Leia mais:

Programação do seminário da União Europeia e UECE

UECE e União Europeia realizam seminário sobre Pesquisa e Inovação