PROGRAD/UECE inicia curso de formação de coordenadores(as) de cursos de graduação

12 de julho de 2021 - 14:43 # # #

Teve início na manhã desta segunda, 12 de julho, o curso de formação para coordenadores e coordenadoras dos cursos de graduação da UECE. A abertura contou com a participação do reitor, professor Hidelbrando Soares, da pró-reitora de graduação, professora Mazza Maciel, da coordenadora da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico da Prograd, professora Jaqueline Rabelo, além dos professores agora coordenadores(as) e vice-coordenadores(as) dos cursos.

O curso é realizado pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) de forma totalmente on-line e segue durante toda esta semana. Com duração de 30 horas, as atividades síncronas e assíncronas têm como objetivo compreender as múltiplas funções da coordenação de curso, para favorecer uma ação mais consciente do seu papel formador, articulador e transformador; conhecer os diversos fluxos e processos relacionados aos cursos de graduação e a ação de coordená-los e construir rotinas de trabalho que contemplem as diferentes dimensões do trabalho de coordenação.

Para o reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares, a atividade de coordenação é fundamental para o bom funcionamento da universidade, pois é a base da gestão. Professor Hidelbrando destacou o compromisso da Administração Superior com a atuação dos coordenadores e das coordenadoras à frente dos cursos de graduação. “Para isso, vemos a necessidade de um novo sistema acadêmico, agora descentralizado, por meio do qual o coordenador ou a coordenadora fará a gestão acadêmica dos seus estudantes e dos seus professores”.

A pró-reitora de graduação, professora Mazza Maciel, iniciou sua fala dando as boas-vindas aos novos coordenadores(as) e vice-coordenadores(as) e expressando a importância da coordenação para o bom funcionamento da gestão dos cursos de graduação. Em seguida, deu início à palestra intitulada Coordenação dos cursos de graduação: dimensões, potencialidades e desafios.

Sobre o curso

O curso de formação para coordenação de cursos de graduação da UECE faz parte das ações e das metas do Plano de Desenvolvimento Profissional Docente da UECE (PDPD), Resolução nº 1379/2017 – CONSU, de 6 de dezembro de 2017, e deve acontecer de dois em dois anos, sempre que houver eleição para nova coordenação de curso. Essa ação está inserida no Eixo 1, formação pedagógica comum ao conjunto dos docentes, e busca atingir três objetivos do referido plano: organizar processos de formação dialógicos, concebidos e desenvolvidos com a colaboração das unidades acadêmicas e setores da UECE; desenvolver processos formativos com foco no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão universitárias, nas modalidades presencial e a distância; instituir ações de formação que favoreçam a inovação das metodologias de ensino e das práticas avaliativas, de modo a qualificar o processo de ensino aprendizagem, reduzir os índices de reprovação e de evasão, e elevar o número de conclusões de curso no tempo estabelecido nos PPC.