Prograd/UECE disponibiliza orientações para planejamento de atividades remotas

20 de julho de 2021 - 15:34 # # # #

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) divulga documento com orientações para o planejamento das atividades pedagógicas remotas. As orientações têm o intuito de auxiliar no planejamento de ensino e sugerir atividades que possam ser consideradas na composição das cargas horárias das disciplinas.

Para a pró-reitora em exercício, professora Jaqueline Rabelo, “a PROGRAD/UECE organizou esse documento com orientações que podem auxiliar no planejamento das atividades pedagógicas remotas, com sugestões de atividades que possam ser consideradas na composição das cargas horárias das disciplinas, além de refletir sobre a concepção de ensino remoto emergencial – ERE. Recomendamos que as sugestões indicadas no documento devam ser objeto de diálogo nos colegiados dos cursos e podem ser adaptadas conforme as especificidades de cada disciplina. Boa leitura! Bom planejamento!”.

De acordo com o documento, “A adaptação das ações pedagógicas do presencial para o remoto tem se constituído numa novidade bastante desafiadora para todos(as) nós, com tendência a simplesmente se fazer uma transposição do formato das aulas presenciais para as plataformas virtuais de ensino.” Para auxiliar os docentes na concepção de suas aulas, o material disponibilizado pela pró-reitoria é divido em três seções: 1) Concepção de ensino remoto; 2) Metodologias de ensino remoto, com sugestões de atividades e 3) Sugestões para composição e contabilização da carga horária das disciplinas.

Acesse aqui documento completo.