PROGRAD implanta caderneta eletrônica

6 de agosto de 2013 - 14:08

A pró-reitora de Graduação (PROGRAD), professora Marcília Chagas Barreto, chama a comunidade universitária para participar do mutirão que visa avançar na qualidade da graduação.

Leia abaixo carta na íntegra.

À Comunidade Universitária

Estamos no início de um novo semestre letivo. Novos desafios se colocam para todos nós, no sentido de fazer avançar a qualidade da graduação. Convidamos você a participar desse mutirão!

A Administração Superior tem feito esforços para melhorar as condições de trabalho para você e de crescimento acadêmico para nossos alunos, buscando maximizar a utilização dos recursos tecnológicos. Nesse sentido, anunciamos para este semestre 2013.2 a caderneta eletrônica.

A caderneta eletrônica é um software que facilitará a gestão de sua sala de aula, permitindo o lançamento de conteúdos trabalhados em cada aula, controle das faltas e notas de seus alunos, semelhante ao que se realizava na caderneta impressa. A caderneta eletrônica apresenta vantagens expressivas que devem ser consideradas por você: o próprio software fará os cálculos de notas e faltas dos alunos, comunicando a você aqueles que já excederam o direito dos 25% de faltas; as cadernetas podem ser fechadas e enviadas à PROGRAD a distância, evitando que você necessite deslocar-se, ao final dos semestres, à Coordenação de seu Curso para entregá-las.

A caderneta apresenta vantagens também para a PROGRAD: o preenchimento eletrônico dispensará o trabalho dos funcionários que necessitam, ao final de cada semestre, digitar todos os quadros de notas e faltas de aproximadamente 3.800 cadernetas utilizadas a cada semestre; a observância dos prazos para a entrega das cadernetas viabilizará a diplomação dos alunos, no próprio momento da colação de grau de todos os Centros e Faculdades.

O processo de implantação da inovação seguirá o seguinte calendário: no semestre 2013.2, lançamos a caderneta eletrônica (http://professoronline.uece.br) em paralelo com a caderneta impressa, prevendo ainda aperfeiçoamento do sistema; no semestre 2014.1, o professor que ainda desejar utilizar a caderneta impressa deverá solicitá-la formalmente à PROGRAD e Controles Acadêmicos dos Campi do interior, através de formulário próprio, na semana anterior ao início do semestre letivo; em 2014.2 disponibilizaremos apenas a caderneta eletrônica.

Para viabilizar a adoção da caderneta eletrônica, já nesse semestre 2013.2, a PROGRAD e o Departamento de Informática, oferecerão demonstrações de uso da caderneta. No auditório da PROGRAD Campus do Itaperi, as demonstrações ocorrerão em dias e turnos diferentes, visando beneficiar o maior número possível de professores. Dia 26 de agosto (manhã – 9 às 10 hs); 27 de agosto (tarde – 15 às 16 hs); 28 de agosto (noite – 19 às 20 hs). A PROGRAD agendará para a primeira semana de setembro demonstração nos diversos Campi do interior. Salienta-se que os professores desses Campi que estiverem na capital nos dias referidos, serão bem vindos.

Contamos com apoio e colaboração de todos, e nos colocamos à disposição para esclarecimentos.

Atenciosamente

Pró-reitora de Graduação (PROGRAD)

Professora Marcília Chagas Barreto

Tel: (85) 3101 9622