PROGRAD divulga seleção de 124 bolsista PIBID/UECE-CAPES

8 de março de 2010 - 09:32 #

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), torna pública a seleção de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (ver Edital 02/2010 – PROGRAD), uma iniciativa da CAPES em parceria com a UECE. As inscrições ocorrerão no período de 10 a 18 de março de 2010, nos locais determinados no edital. Serão ofertadas 124 bolsas distribuídas na forma que segue: FECLESC (Física – 20 e Matemática – 20); FACEDI (Biologia – 20); CH (Filosofia – 20 e Ciências Sociais – 20) e CED (Pedagogia – 24).

Poderão concorrer alunos que se enquadram nos requisitos exigidos: ser brasileiro, estrangeiro naturalizado ou possuir visto de permanência no país; estar em dia com as obrigações eleitorais, para brasileiros; estar em dia com as obrigações militares, para candidatos do sexo masculino; estar regularmente matriculado nos seguintes cursos: Filosofia e Ciências Sociais/CH, Física e Matemática/FECLESC, Ciências Biológicas/FACEDI e Pedagogia/CED; dispor, no mínimo, de quatro semestres para integralização do curso, de modo a assegurar a participação nos 24 meses do programa; não participar de programas/projetos institucionais vinculados à Universidade Estadual do Ceará ou a órgãos públicos, com provimentos de bolsa ou não; apresentar currículo Lattes; estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto, tão logo seja selecionado, previsto para maio de 2010.

O projeto institucional da UECE, intitulado “A Vida Docente na Escola: aprender e ensinar pela pesquisa” tem como foco a aprendizagem da profissão professor mediante o contato direto dos licenciandos, bolsistas de iniciação à docência, com os fazeres característicos do trabalho docente no cotidiano escolar. A iniciativa toma a prática pedagógica como objeto de estudo, articulando uma ação investigativa e formativa de colaboração entre pares com diferentes experiências e posições no contexto institucional: licenciando, aprendiz da docência; o professor da escola básica, sujeito com experiência e com capacidade de contribuir na formação de novos profissionais; o professor universitário, responsável pela iniciação à docência, sujeito com experiência e saberes pedagógicos e específicos.

A PROGRAD esclarece que as atividades dos candidatos aprovados serão desenvolvidas ora sob a orientação dos professores supervisores, prioritariamente nas escolas, ora assistidos pelos coordenadores das suas respectivas áreas, prioritariamente na universidade. O licenciando deve dispor de 16 horas semanais para dedicar às atividades da bolsa. A participação anual em encontros de iniciação à docência e em eventos científicos específicos da área de formação promovidos pela UECE é obrigatória.

Mais informações através do e-mail pibid@uece.br ou pelo telefone (85) 3101 9628 – Prof. Nilson Cardoso

Ver Edital 02/2010 – PROGRAD