PROGRAD divulga edital PIBID/CAPES

23 de outubro de 2009 - 15:27

No final de setembro do corrente ano a CAPES lançou o Edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, voltado para as Instituições Públicas de Educação Superior – IPES federais e estaduais, com o objetivo de induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério. O programa prevê, por projeto institucional, a concessão de 140 bolsas de Iniciação à Docência para alunos de Licenciatura, uma bolsa concedida ao coordenador institucional (professor efetivo), seis para coordenadores de área (professor efetivo) e até 14 bolsas direcionada a supervisão (professor da educação básica).

Para ser contemplada, a IPES deve apresentar proposta institucional que contemple a iniciação à docência e a formação prática para o exercício do magistério no sistema de ensino da rede pública. As atividades dos projetos devem, obrigatoriamente, prever a inserção dos alunos bolsistas nas escolas dos sistemas públicos de educação básica.

A PROGRAD irá submeter proposta institucional (Ver Súmula) ao referido programa (Ver Edital). Os professores da UECE, vinculados aos cursos de licenciatura, que tenham interesse em participar da iniciativa devem apresentar proposta no âmbito da categoria de subprojeto, concorrendo a uma das seis bolsas direcionadas ao coordenador de área.

Todas as informações necessárias para a elaboração do subprojeto estão disponíveis no edital, incluindo os procedimentos e os formulários necessários à sua participação. Salientamos que as propostas de subprojetos, conforme exposto no Edital, devem estar em consonância com o foco, objetivos e propósitos da proposta institucional.

A PROGRAD receberá as propostas de subprojetos até o dia 3 de novembro, para que possam ser analisadas, selecionadas e integradas ao projeto. Dúvidas e esclarecimentos enviar e-mail para prograd@uece.br