Profissionais de educação apresentam as áreas de maior carência na região de Tauá

31 de maio de 2013 - 15:50

Há uma grande carência de professores para as séries finais do Ensino Fundamental e uma demanda concreta para a Educação Infantil. A informação é do secretário de Educação de Tauá, João Álcimo Viana Lima, que participou do Fórum de Educação Superior de Tauá e Região, realizado segunda-feira, dia 27 de maio, no Centro Pastoral da Igreja São José, uma iniciativa da Universidade Estadual do Ceará (UECE), por intermédio do Centro de Ciências e Tecnologia (CECITEC), e da Prefeitura de Tauá.

Secretário de Educação de Tauá, João Álcimo Viana Lima

O secretário ressaltou que há seis instituições de ensino superior na região que oferecem o curso de Pedagogia, incluindo o CECITEC. Tal oferta, no entanto, ainda não é suficiente para atender as demandas. “Identificamos a carência de 48 professores em Educação Infantil, 28 nos anos iniciais do Ensino Fundamenta e 39 nos anos finais e 58 em Informática”. Ele deu ênfase à formação em Informática porque os laboratórios digitais foram universalizados nas escolas municipais de Ensino Fundamental, que totalizam 76, e são essencialmente utilizados como ferramenta pedagógica.

João Álcimo, que é também professor do CECITEC, disse ser preciso “aumentar a taxa de escolarização em Educação Infantil e os municípios precisam fortalecer as matrículas naquela fase”. Daí a administração municipal ter “o desejo de ter mais cursos presenciais e também a distância porque a UAB provou que podemos ter cursos de qualidade nesta modalidade de ensino”.

A região atendida pelo CREDE 15, da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), compreende cinco municípios: Tauá, que é sede, Quiterianópolis, Parambu, Aiuaba e Arneiroz . Juntas têm 285 escolas, com 271 turmas que abrigam 7.315 alunos matriculados no Ensino Médio.

A coordenadora do CREDE 15, Marluce Torquato Lima Gonçalves, mostrou aos participantes do Fórum, que lotaram o auditório do Centro Pastoral, um retrato detalhado das demandas por formação e habilitação de professores de cada um daqueles cinco municípios. Em comum a todos, a necessidade de formação em Português e Matemática.

“Com base neste levantamento, o CREDE 15 sugere a criação das seguintes licenciaturas: Matemática, Letras (Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol), Física, Geografia, História e Educação Física”, disse a coordenadora.

Clique aqui para fazer o download do mapeamento do CREDE 15.

UECE e Prefeitura de Tauá realizam Fórum de Educação Superior da Região